Anguttara Nikaya VIII.2

Paa Sutta

Sabedoria

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


"Bhikkhus, essas oito causas, essas oito condies conduzem obteno da sabedoria que ainda no foi obtida e que so bsicas para a vida santa e, para o incremento, plenitude, desenvolvimento, culminao daquilo que j foi obtido. Quais oito?

" o caso em que um bhikkhu permanece prximo ao mestre ou a um companheiro bhikkhu na posio de um mestre em relao a quem ele estabeleceu um forte senso de vergonha, temor de censura, amor e respeito. Isto, bhikkhus, a primeira causa, a primeira condio que conduz obteno da sabedoria que ainda no foi obtida e que bsica para a vida santa e, para o incremento, plenitude, desenvolvimento, culminao daquilo que j foi obtido.

"Permanecendo prximo ao mestre ou a um companheiro bhikkhu na posio de um mestre em relao a quem ele estabeleceu um forte senso de vergonha, temor de censura, amor, e respeito, ele se aproxima dele nos momentos adequados para perguntar e questionar: 'O que, venervel senhor, o significado desse enunciado?' Ele [o Mestre ou o companheiro admirvel na vida santa] revela o que est oculto, esclarece o que est nebuloso, e dissipa a perplexidade em todos os tipos de coisas confusas. Essa a segunda causa, a segunda condio ...

"Tendo ouvido o Dhamma, ele [o treinando] alcana um duplo isolamento: isolamento do corpo e isolamento da mente. Essa a terceira causa, a terceira condio...

"Ele virtuoso. Ele permanece contido de acordo com as regras do Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Essa a quarta causa, a quarta condio...

"Ele ouviu muito, reteve o que ouviu, memorizou o que ouviu. Todo ensinamento que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final, com o correto significado e fraseado e que revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada: esses ensinamentos ele ouviu com freqncia, memorizou, se recorda, discutiu, investigou com a sua mente e penetrou corretamente com o entendimento. Essa a quinta causa, a quinta condio...

"Ele permanece com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obteno de qualidades mentais benficas; ele decidido, firme no seu esforo, sem se esquivar das suas responsabilidades com relao ao cultivo de qualidades mentais benficas. Essa a sexta causa, a sexta condio...

"No convvio com a Sangha ele no fala sem parar sobre uma variedade de assuntos. Ou ele mesmo fala sobre o Dhamma ou ele convida que outros o faam, e ele no sente nenhum desprezo pelo nobre silencio [o segundo jhana]. Essa a stima causa, a stima condio...

"Ele compreende a origem e cessao dos cinco agregados: 'Isto forma, esta a sua origem, esta a sua cessao. Isto so sensaes ... Isto so percepes ... Isto so formaes ... Isto conscincia, esta a sua origem, esta a sua cessao.' Esta, bhikkhus, a oitava causa a oitava condio que conduz aquisio da sabedoria que ainda no foi adquirida e que bsica para a vida santa e, para o incremento, plenitude, desenvolvimento, culminao daquilo que j foi adquirido.

"Quando esse o caso, seus companheiros na vida santa o estimam: 'Este venervel permanece prximo ao mestre ou a um companheiro bhikkhu na posio de um mestre em relao a quem ele estabeleceu um forte senso de vergonha, temor de censura, amor, e respeito. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v.' Este um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'Permanecendo permanece prximo ao mestre ou a um companheiro bhikkhu na posio de um mestre em relao a quem ele estabeleceu um forte senso de vergonha, temor de censura, amor, e respeito, ele se aproxima dele nos momentos adequados para perguntar e questionar: ' O que, venervel senhor, o significado desse enunciado?' Ele [ o Mestre ou o companheiro admirvel na vida santa] revela o que est oculto, esclarece o que est nebuloso, e dissipa a perplexidade em todos os tipos de coisas confusas. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v.' Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] ' Tendo ouvido o Dhamma, ele [o treinando] alcana um duplo isolamento: isolamento do corpo e isolamento da mente. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v.' Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'Ele virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v. Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'Ele ouviu muito, reteve o que ouviu, memorizou o que ouviu. Todo ensinamento que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final, com o correto significado e fraseado e que proclama uma vida santa que completamente perfeita e imaculada: esses ensinamentos ele ouviu com freqncia, memorizou, se recorda, discutiu, investigou com a sua mente e penetrou corretamente com o entendimento. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v. Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'Ele permanece com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obteno de qualidades mentais benficas; ele decidido, firme no seu esforo, sem se esquivar das suas responsabilidades com relao ao cultivo de qualidades mentais benficas. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v. Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'No convvio com a Sangha ele no fala sem parar sobre uma variedade de assuntos. Ou ele mesmo fala sobre o Dhamma ou ele convida que outros o faam, e ele no sente nenhum desprezo pelo nobre silencio [o segundo jhana]. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v. Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"[Eles dizem:] 'Ele compreende a origem e cessao dos cinco agregados: ' Isto forma, esta a sua origem, esta a sua cessao. Isto so sensaes ... Isto so percepes ... Isto so formaes ... Isto conscincia, esta a sua origem, esta a sua cessao. Certamente, sabendo, ele sabe; vendo, ele v. Este tambm um fator que conduz ao afeto, ao respeito, ao desenvolvimento, harmonia, unificao [da mente].

"Essas, bhikkhus, so as oito causas, as oito condies que conduzem obteno da sabedoria que ainda no foi obtida e que so bsicas para a vida santa e, para o incremento, plenitude, desenvolvimento, culminao daquilo que j foi obtido."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 1 Junho 2015

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.