Anguttara Nikaya VIII.63

Sankhitta Sutta

Em Resumo (Amor Bondade, Ateno Plena e Concentrao)

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 Ento um certo bhikkhu foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: "Seria bom se o Abenoado pudesse me ensinar o Dhamma de maneira resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abenoado, eu possa permanecer s, isolado, diligente, ardente e decidido."

"Mas justamente dessa maneira que alguns homens tolos fazem um pedido e ento, tendo ouvido o Dhamma, pensam que devem seguir-me aonde quer que eu v."

"Possa o Abenoado ensinar-me o Dhamma de maneira resumida! Possa o Iluminado ensinar-me o Dhamma de maneira resumida! bem possvel que eu entenda as palavras do Abenoado. bem possvel que eu me torne um herdeiro das palavras do Abenoado."

"Ento, bhikkhu, voc deve treinar assim: 'Minha mente ser bem estabelecida internamente, imperturbvel. Nenhuma qualidade ruim e prejudicial, uma vez que tenha surgido, permanecer consumindo a mente.' Assim como voc deve treinar.

"Ento, voc deve treinar assim: 'O amor bondade, como libertao da minha mente, ser desenvolvido e cultivado, farei dele o meu veculo, a minha base, estabiliz-lo-ei, me exercitarei nele e o aperfeioarei.' Assim como voc deve treinar. Tendo desenvolvido a concentrao dessa forma, voc deve desenvolver essa concentrao com o pensamento aplicado e sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la acompanhada de xtase ... no acompanhada de xtase ... dotada de felicidade; voc deve desenvolv-la dotada de equanimidade.

"Quando essa concentrao assim desenvolvida, bem desenvolvida dessa forma por voc, ento voc deve treinar assim: 'Compaixo, como libertao da minha mente ... Alegria altrusta, como libertao da minha mente ... Equanimidade, como libertao da minha mente, ser desenvolvida e cultivada, farei dela o meu veculo, a minha base, estabiliz-la-ei, me exercitarei nela e a aperfeioarei.' Assim como voc deve treinar. Tendo desenvolvido a concentrao dessa forma, voc deve desenvolver essa concentrao com o pensamento aplicado e sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la acompanhada de xtase ... no acompanhada de xtase ... dotada de felicidade; voc deve desenvolv-la dotada de equanimidade.

"Quando essa concentrao assim desenvolvida, bem desenvolvida dessa forma por voc, ento voc deve treinar assim: 'Eu permanecerei contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.' Assim como voc deve treinar. Tendo desenvolvido a concentrao dessa forma, voc deve desenvolver essa concentrao com o pensamento aplicado e sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la acompanhada de xtase ... no acompanhada de xtase ... dotada de felicidade; voc deve desenvolv-la dotada de equanimidade.

"Quando a concentrao desenvolvida dessa forma, bem desenvolvida dessa forma por voc, ento voc deve treinar assim: 'Eu permanecerei contemplando as sensaes ... a mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.' Assim como voc deve treinar. Tendo desenvolvido a concentrao dessa forma, voc deve desenvolver essa concentrao com o pensamento aplicado e sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, voc deve desenvolv-la acompanhada de xtase ... no acompanhada de xtase ... dotada de felicidade; voc deve desenvolv-la dotada de equanimidade.

"Quando a concentrao desenvolvida dessa forma, bem desenvolvida dessa forma por voc, ento onde quer que voc v, voc ir com conforto. Onde quer que voc fique em p, voc ficar em p com conforto. Onde quer que voc sente, voc sentar com conforto. Onde quer que voc deite, voc deitar com conforto."

Ento esse bhikkhu, tendo sido exortado pelo Abenoado, levantou do seu assento e depois de homenagear o Abenoado, mantendo-o sua direita, partiu. Permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, ele alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim ele tornou-se mais um dos Arahants.

 


 

Nota de Thanissaro Bhikkhu: Este discurso importante no sentido de que explicitamente se refere prtica dos quatro fundamentos da ateno plena (Satipattana) como uma forma de prtica de concentrao para alcanar os jhanas.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Junho 2013

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