Digha Nikaya 13

Tevijja Sutta

O Conhecimento Trplice O Caminho para Brahma

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava perambulando por Kosala com uma grande sangha de bhikkhus at que por fim acabou chegando em um vilarejo brmane denominado Manasakata e se instalou ao norte do vilarejo em um manguezal s margens do Rio Aciravati.

2. Agora, naquela ocasio muitos brmanes prsperos e bem conhecidos estavam em Manasakata, isto , o brmane Canki, o brmane Tarukkha, o brmane Pokkharasati, o brmane Janussoni, o brmane Todeyya.

3. Vasettha e Bharadvaja estavam caminhado ao longo da estrada, como costumavam fazer, quando iniciaram uma discusso sobre o tema do caminho correto e do incorreto.

4. O estudante Brmane Vasettha disse: Este o nico caminho correto, este o caminho direto, o caminho da salvao que conduz aquele que o segue unio com Brahma, da forma como foi ensinado pelo Brmane Pokkharasati![1]

5. E o estudante Brmane Bharadvaja disse: Este o nico caminho correto da forma como foi ensinado pelo Brmane Tarukkha!

6. Mas o estudante brmane Vasettha no foi capaz de convencer o estudante brmane Bharadvaja, nem o estudante brmane Bharadvaja foi capaz de convencer o estudante brmane Vasettha.

7. Ento o estudante brmane Vasettha disse para o estudante brmane Bharadvaja: O contemplativo Gotama est ao norte do vilarejo e acerca desse contemplativo existe essa boa reputao: Esse Abenoado um arahant , perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele declara - tendo realizado por si prprio com o conhecimento direto - este mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo. Ele ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. bom poder encontrar algum to nobre. Vamos at o contemplativo Gotama perguntar-lhe sobre isso, aquilo que ele nos disser, deveramos aceitar. E o estudante brmane Bharadvaja concordou.

8. Assim, os dois foram at o Abenoado e eles se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado eles sentaram a um lado e Vasettha disse: Mestre Gotama, quando estvamos caminhando ao longo da estrada comeamos a discutir sobre os caminhos corretos e incorretos. Eu disse: Este o nico caminho correto da forma como foi ensinado pelo Brmane Pokkharasati e Bharadvaja disse: Este o nico caminho correto da forma como foi ensinado pelo Brmane Tarukkha. Essa a nossa disputa, a nossa rixa, nossa diferena.

9. Ento, Vasettha, voc diz que o caminho para a unio com Brahma ensinado pelo Brmane Pokkharasati e Bharadvaja diz que ele ensinado pelo Brmane Tarukha. Mas sobre o que a disputa, a rixa, a diferena?

10. Caminhos corretos e incorretos Mestre Gotama. Existem vrios tipos de Brmanes que ensinam diferentes caminhos: o Addhariya, o Tittiriya, o Chandoka, o Chandava, o Brahmacariya - todos esses caminhos conduzem unio com Brahma? Como se houvesse prximo a uma cidade ou vilarejo muitos caminhos diferentes, todos esses caminhos chegariam juntos no mesmo lugar? E da mesma forma, os caminhos dos vrios Brmanes conduzem aqueles que os seguem unio com Brahma?

11. Voc diz: Eles conduzem, Vasettha? - Eu digo: Eles conduzem, Mestre Gotama.

Voc diz: Eles conduzem, Vasettha? - Eu digo: Eles conduzem, Mestre Gotama.

Voc diz: Eles conduzem, Vasettha? - Eu digo: Eles conduzem, Mestre Gotama.

12. Mas, Vasettha, existe pelo menos um desses brmanes, mestres nos trs Vedas, que tenha visto Brahma cara a cara? - No Mestre Gotama.

Ento o mestre de algum desses mestres viu Brahma cara a cara? - No, Mestre Gotama.

Ento os ancestrais at a stima gerao passada do mestre de algum desses mestres viu Brahma cara a cara? - No, Mestre Gotama.

13. Como ento, Vasettha, os antigos brmanes videntes, os criadores dos mantras, os compositores dos mantras antigos, que antigamente eram recitados, falados e compilados, e que ainda hoje os brmanes recitam e repetem, repetindo o que foi dito e recitando o que foi recitado isto , Atthaka, Vamaka, Vamadeva, Vessamitta, Yamataggi, Angirasa, Bharadvaja, Vasettha, Kassapa e Bhagu [2] eles alguma vez disseram: Ns sabemos e vemos como e onde Brahma aparece? [3] - No, Mestre Gotama.

 14. Portanto, Vasettha, nenhum desses Brmanes, mestres nos trs Vedas, viu Brahma cara a cara, tampouco um dos mestres desses Brmanes, ou os mestres dos mestres, nem mesmo as ltimas sete geraes ancestrais de um dos mestres. Nem mesmo um dos antigos sbios poderia dizer: Ns sabemos e vemos, quando, como e onde Brahma aparece. Ento aquilo que esses Brmanes, mestres nos trs Vedas esto dizendo : Ns ensinamos este caminho para a unio com Brahma que ns no conhecemos nem vemos, este o nico caminho correto conduzindo unio com Brahma. O que voc pensa, Vasettha? Sendo esse o caso, aquilo que esses Brmanes declaram no se mostra sem fundamento? - Sim, de fato, Mestre Gotama.

15. Bem, Vasettha, quando esses Brmanes, mestres nos trs Vedas ensinam um caminho que eles no conhecem nem vm, dizendo: Esse o nico caminho direto , no possvel que isso seja correto. Como uma fila de homens cegos segurando um no outro, o primeiro nada v, o do meio nada v e o ltimo nada v [4] assim a conversa desses Brmanes, mestres nos trs Vedas: o primeiro nada v, o do meio nada v, o ltimo nada v. A conversa desses Brmanes, mestres nos trs Vedas aparece como motivo de risos, como meras palavras, vazias e inteis.

16. O que voc pensa, Vasettha? Esses Brmanes, mestres nos trs Vedas, vm o sol e a lua da mesma forma como as outras pessoas os vm, e quando o sol e a lua nascem e se pem, eles rezam, cantam louvores e veneram com as mos postas? - Eles assim fazem, Mestre Gotama.

17. O que voc pensa, Vasettha? Esses Brmanes, mestres nos trs Vedas, que vm o sol e a lua da mesma forma que as outras pessoas, eles podem indicar um caminho para a unio com o sol e a lua, dizendo: Este o nico caminho que conduz unio com o sol e a lua? - No, Mestre Gotama.

18. Portanto, Vasettha, esses Brmanes, mestres nos trs Vedas no podem indicar um caminho para a unio com o sol e a lua, vistos por eles. E, tambm, nenhum deles viu Brahma cara a cara nem mesmo as ltimas sete geraes ancestrais de um dos mestres. Nem mesmo um dos antigos sbios poderia dizer: Ns sabemos e vemos quando, como e onde Brahma aparece. Aquilo que esses Brmanes declaram no se mostra sem fundamento? - Sim, de fato, Mestre Gotama.

19. Vasettha, suponha que um homem dissesse: Eu estou apaixonado pela moa mais bonita deste pas. Ento eles lhe perguntariam: Bom homem, essa moa mais bonita deste pas pela qual voc est apaixonado voc sabe se ela da classe nobre ou da classe dos brmanes, ou da classe dos comerciantes, ou da classe dos trabalhadores? e ele responderia: No. Ento eles lhe perguntariam: Bom homem, essa moa mais bonita deste pas pela qual voc est apaixonado voc sabe o nome e o cl dela? Se ela alta ou baixa ou com estatura mdia? Se ela tem a complexo escura, clara ou dourada? Qual vilarejo, vila ou cidade ela vive? e ele responderia: No. E ento eles lhe perguntariam: Bom homem, voc ento est apaixonado por uma moa que voc nem conhece ou viu? e ele responderia: Sim. O que voc pensa, Vasettha, em sendo assim, a conversa daquele homem no seriam apenas tolices? - Com certeza, Mestre Gotama.

20. Ento, Vasettha, assim: nenhum desses Brmanes viu Brahma cara a cara, tampouco um dos mestres desses Brmanes - Sim, de fato, Mestre Gotama.

Correto, Vasettha. Quando esses Brmanes, mestres nos trs Vedas ensinam um caminho que eles no conhecem e vm, no possvel que isso seja correto.

21. Vasettha, como se um homem fosse construir uma escadaria para um palcio numa encruzilhada. As pessoas poderiam dizer: Essa escadaria para o palcio voc sabe se a frente do palcio estar para o leste ou oeste, norte ou sul ou se o palcio ser alto, baixo ou mdio? e ele diria: No. E elas poderiam dizer: Bem ento, voc no sabe ou imagina para que tipo de palcio est construindo a escadaria? e ele responderia: No. A conversa daquele homem no seriam apenas tolices? - Com certeza, Mestre Gotama.

22-23. (igual ao verso 20)

24. Vasettha, como se este Rio Aciravati estivesse cheio de gua at a borda de forma que um corvo pudesse nele beber, e um homem viesse desejando cruzar at a outra margem, at o outro lado e, estando em p na margem, ele chamasse: Venha para c outra margem, venha para c! O que voc pensa, Vasettha? A outra margem do Rio Aciravati viria para esta margem por conta do chamado, pedido, splica ou seduo daquele homem? - No, Mestre Gotama.

25. Bem ento, Vasettha, aqueles Brmanes, mestres nos trs Vedas que com persistncia negligenciam aquilo que um Brmane deveria fazer e com persistncia fazem aquilo que um Brmane no deveria fazer, declarando: Ns fazemos splicas a Indra, Soma, Varuna, Isana, Pajapati, Brahma, Mahiddhi, Yama. Mas esses Brmanes que com persistncia negligenciam aquilo que um Brmane deveria fazer podero, como conseqncia do seu chamado, pedido, splica ou seduo, obter aps a morte, na dissoluo do corpo, a unio com Brahma isso no possvel.

26. Vasettha, como se este Rio Aciravati estivesse cheio de gua at a borda de forma que um corvo pudesse nele beber, e um homem viesse desejando cruzar at a outra margem mas ele estivesse atado e aprisionado nesta margem por uma forte corrente, com as mos atrs das costas. O que voc pensa, Vasettha? Aquele homem seria capaz de cruzar at a outra margem? - No, Mestre Gotama.

27. Da mesma forma, Vasettha, na disciplina dos nobres esses cinco elementos do prazer sensual so chamados de correntes e grilhes. Quais cinco? Formas conscientizadas atravs do olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons conscientizados atravs do ouvido Aromas conscientizados atravs do nariz Sabores conscientizados atravs da lngua Tangveis conscientizados atravs do corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. Esses cinco elementos do prazer sensual na disciplina dos nobres so chamados de correntes e grilhes. E, Vasettha, aqueles Brmanes, mestres nos trs Vedas, esto escravizados, apaixonados por esses cinco elementos do prazer sensual, dos quais eles desfrutam com um senso de culpa, sem se dar conta do perigo, sem saber como escapar.

28. Mas que esses Brmanes, mestres nos trs Vedas, que com persistncia negligenciam aquilo que um Brmane deveria fazer que esto escravizados por esses cinco elementos do prazer sensual sem saber como escapar, possam alcanar depois da morte, com a dissoluo do corpo, a unio com Brahma isso no possvel.

29. como se este Rio Aciravati estivesse cheio de gua at a borda de forma que um corvo pudesse nele beber, e um homem viesse desejando cruzar at a outra margem e ele se deitasse na margem, cobrindo a cabea com um xale. O que voc pensa, Vasettha? Aquele homem seria capaz de chegar at a outra margem? - No, Mestre Gotama.

30. Da mesma forma, Vasettha, na disciplina dos nobres esses cinco obstculos so chamados de obstrues, empecilhos, envolvedores, coberturas. Quais cinco? O obstculo do desejo sensual, da m vontade, da preguia e torpor, da inquietao e ansiedade, da dvida. Esses cinco so chamados obstculos, obstrues, empecilhos, envolvedores, coberturas. E esses Brmanes, mestres nos trs Vedas esto aprisionados, confinados, obstrudos, enredados por esses cinco obstculos. Mas que esses Brmanes, mestres nos trs Vedas, que com persistncia negligenciam aquilo que um Brmane deveria fazer que esto aprisionados enredados por esses cinco obstculos, possam alcanar depois da morte, com a dissoluo do corpo, a unio com Brahma isso no possvel.

31. O que voc pensa, Vasettha? O que voc ouviu dito pelos Brmanes que so venerveis, ancios, os mestres dos mestres? Brahma sobrecarregado por esposa e riqueza ou ele no sobrecarregado? - No sobrecarregado, Mestre Gotama.

Ele cheio de raiva ou sem raiva? - Sem raiva, Mestre Gotama.

Ele cheio de m vontade ou sem m vontade? - Sem m vontade, Mestre Gotama.

Ele impuro ou puro? - Puro, Mestre Gotama.

Ele disciplinado [5] ou indisciplinado? - Disciplinado, Mestre Gotama.

32. E o que voc pensa, Vasettha? Os Brmanes, mestres nos trs Vedas so sobrecarregados por esposas e riqueza ou no sobrecarregados? - Sobrecarregados, Mestre Gotama.

Eles so cheios de raiva ou sem raiva? - Cheios de raiva, Mestre Gotama.

Eles so cheios de m vontade ou sem m vontade? - Cheios de m vontade, Mestre Gotama.

Eles so impuros ou puros? - Impuros, Mestre Gotama.

Eles so disciplinados ou indisciplinados? - Indisciplinados, Mestre Gotama.

33. Portanto, Vasettha, os Brmanes, mestres nos trs Vedas so sobrecarregados por esposas e riqueza e Brahma no sobrecarregado. Existe alguma comunho, algo em comum entre esses Brmanes sobrecarregados e Brahma que no sobrecarregado? - No, Mestre Gotama.

34. Isso correto, Vasettha. Que esses Brmanes sobrecarregados, mestres nos trs Vedas, possam aps a morte, com a dissoluo do corpo, estar unidos com Brahma que no sobrecarregado isso no possvel.

35. Da mesma forma, esses Brmanes, mestres nos trs Vedas cheios de raiva cheios de m vontade impuros indisciplinados, tm alguma comunho, algo em comum com o disciplinado Brahma? - No, Mestre Gotama.

36. Isso correto, Vasettha. Que esses Brmanes possam aps a morte estar unidos com Brahma isso no possivel. Mas esses Brmanes, mestres nos trs Vedas, tendo sentado margem do rio, afundam com desespero, pensando poder encontrar uma passagem segura para a outra margem. Por conseguinte o seu conhecimento trplice chamado de o deserto trplice, a selva trplice, a destruio trplice.

37. Depois dessas palavras Vasettha disse: Mestre Gotama, eu ouvi dizer: O Contemplativo Gotama sabe o caminho para a unio com Brahma.

O que voc pensa, Vasettha? Suponha que houvesse um homem que tivesse nascido e crescido em Manasakata, e algum que viesse para Manasakata e estivesse perdido, perguntasse qual era o caminho. Aquele homem, nascido e crescido em Manasakata, ficaria num estado de confuso e perplexidade? - No, Mestre Gotama. E por que no? Porque aquele homem conheceria todos os caminhos.

38. Vasettha, poder-se-ia dizer que aquele homem ao ser perguntado o caminho pudesse ficar confuso e perplexo, mas o Tathagata, ao ser perguntado sobre o mundo de Brahma e o caminho para chegar l, com certeza no ficaria confuso ou perplexo. Pois, Vasettha, eu conheo Brahma e o mundo de Brahma e o caminho para o mundo de Brahma e o caminho da prtica pelo qual o mundo de Brahma poder ser conquistado.

39. Com isso Vasettha disse: Mestre Gotama, eu ouvi dizer: O Contemplativo Gotama sabe o caminho para a unio com Brahma. Seria bom se o Mestre Gotama pudesse nos ensinar o caminho para a unio com Brahma, que o Mestre Gotama ajude o povo de Brahma!

Ento, Vasettha, oua e preste muita ateno quilo que eu vou dizer. - Sim, venervel Senhor, Vasettha respondeu. O Abenoado disse o seguinte:

40-75. Vasettha, um Tathagata surge no mundo, um arahant , perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele declara - tendo realizado por si prprio com o conhecimento direto - este mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo. Ele ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. Um discpulo segue a vida santa, pratica a virtude e alcana o primeiro jhana. (igual ao DN 2, versos 43-75)

76. Ento, com o corao pleno de amor bondade, ele permanece permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de amor bondade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim, acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permanece permeando o mundo todo com a mente imbuda de amor bondade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade.

77. Como se um poderoso trompetista fizesse com pouca dificuldade uma proclamao aos quatro quadrantes, da mesma forma atravs desta meditao, Vasettha, atravs desta libertao da mente atravs do amor bondade ele no deixa nada sem ser tocado, nada no reino do sensual sem ser tocado. [6] Esse, Vasettha, o caminho para a unio com Brahma.

78. Ento, com o corao pleno de compaixo alegria altrusta equanimidade ele permanece permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de equanimidade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim, acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permanece permeando o mundo todo com a mente imbuda de equanimidade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade.

79. Como se um poderoso trompetista fizesse com pouca dificuldade uma proclamao aos quatro quadrantes, da mesma forma atravs desta meditao, Vasettha, atravs desta libertao da mente atravs da compaixo alegria altrusta equanimidade ele no deixa nada sem ser tocado, nada no reino do sensual sem ser tocado. Esse, Vasettha, o caminho para a unio com Brahma.

80. O que voc pensa, Vasettha? Um bhikkhu que assim permanea ser sobrecarregado por esposa e riqueza ou no sobrecarregado? - No sobrecarregado, venervel Gotama. Ele no ter raiva m vontade ser puro e disciplinado, venervel Gotama.

81. Ento, Vasettha, o bhikkhu no sobrecarregado e Brahma no sobrecarregado. Esse bhikkhu no sobrecarregado tem algo em comum com Brahma no sobrecarregado? - Sim, de fato, venervel Gotama.

Isso correto, Vasettha. Ento que esse bhikkhu no sobrecarregado, aps a morte, com a dissoluo do corpo, possa alcanar a unio com Brahma no sobrecarregado isso possivel. Da mesma forma um bhikkhu sem raiva sem m vontade puro disciplinado Ento, que esse bhikkhu disciplinado, aps a morte, com a dissoluo do corpo, possa alcanar a unio com Brahma disciplinado isso possvel.

82. Depois que isso foi dito os jovens brmanes Vasettha e Bharadvaja disseram para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Ns buscamos refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama nos aceite como discpulos leigos que nele buscaram refgio para o resto da vida.[7]

 


 

Notas:

[1] A unio com Brahma era o objetivo mximo dos Brmanes. [Retorna]

[2] Os dez rishi autores dos mantras Vdicos conforme o MN 95.13.[Retorna]

[3] Conforme o DN11.80.[Retorna]

[4] Conforme o MN 95.13 [Retorna]

[5] Vasavatti: tem o sentido literal de poderoso mas neste caso significa ter poder ou controle sobre si mesmo. [Retorna]

[6] Pamana katam de acordo com DA denota o reino da esfera sensual (kamaloka). [Retorna]

[7] Veja tambm o DN 27, MN 98 e Sn. 594ff. DA diz que Vasettha tomou refgio pela primeira vez depois de ouvir o Vasettha Sutta (MN 98), e que esta foi a segunda toma de refgio. Ele acabou seguindo a vida santa e depois de ouvir o Aggaa Sutta (DN 27) recebeu a admisso completa como bhikkhu e alcanou o estado de Arahant. [Retorna]

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

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