Itivuttaka 92

Sanghatikanna Sutta

A Borda do Manto

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Isto foi dito pelo Abenoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: Mesmo se um bhikkhu, agarrando a borda do meu manto externo me seguisse de perto, colocando os seus passos nas minhas pegadas, se no entanto ele for cobioso pelos prazeres sensuais, intenso nas paixes, com m vontade na mente, com pensamentos corrompidos, sem ateno plena, sem plena conscincia, sem concentrao, com a mente dispersa e as faculdades descontroladas, ento ele estar distante de mim e eu dele. Por que isso? Porque ele no v o Dhamma. No vendo o Dhamma ele no v a mim.

Mas mesmo se um bhikkhu estiver distante cem lguas, se no entanto ele no for cobioso pelos prazeres sensuais, no for intenso nas paixes, no tiver m vontade na mente, sem pensamentos corrompidos, com a ateno plena estabelecida, com plena conscincia, com concentrao, sem a mente dispersa e com as faculdades controladas, ento ele estar prximo a mim e eu dele. Por que isso? Porque ele v o Dhamma. Vendo o Dhamma ele v a mim.

Embora seguindo exatamente atrs,
cheio de desejos, aflies:
veja o quo distante ele est! -
o perturbado
do no perturbado,
o atado
do desatado,
o cobioso
do no cobioso.

Mas a pessoa sbia que, atravs
do conhecimento direto do Dhamma,
compreenso do Dhamma,
permanece calma e imperturbvel,
como um lago sem movimento devido ao vento:
veja quo prximo ela est! -
o no perturbado do no perturbado,
o desatado do desatado,
o livre da cobia
daquele sem cobia.

 


 

Nota:

Veja tambm o SN VI.2.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Setembro 2006

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