Majjhima Nikaya 15

Anumana Sutta

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o ven. Maha Moggallana estava entre os Bhaggas em Sumsumaragira no Bosque de Bhesakala, no Parque do Gamo. L, ele se dirigiu aos monges desta forma: Amigos Amigo, eles responderam. O ven. Maha Moggallana disse o seguinte:

2. Amigos, embora um bhikkhu assim pea: Que os venerveis me admoestem, [1] eu preciso ser admoestado pelos venerveis, no entanto, se ele difcil de ser admoestado e possui qualidades que fazem com que ele seja difcil de ser admoestado, se ele for impaciente e no aceitar a instruo da forma correta, ento os seus companheiros na vida santa pensaro que ele no deve ser admoestado ou instrudo, eles pensaro que ele uma pessoa que no merece confiana.

3. Quais qualidades fazem com que ele seja difcil de ser admoestado?

(1) Aqui um bhikkhu possui desejos ruins e dominado pelos desejos ruins; [2] essa uma qualidade que faz com que ele seja difcil de ser admoestado.

(2) Outra vez, um bhikkhu elogia a si mesmo e menospreza os outros; essa uma qualidade que faz com que ele seja difcil de ser admoestado.

(3) Outra vez, um bhikkhu tem raiva e dominado pela raiva; essa uma qualidade ...

(4) Outra vez, um bhikkhu tem raiva e vingativo devido raiva ...

(5) Outra vez, um bhikkhu tem raiva e teimoso devido raiva ...

(6) Outra vez, um bhikkhu tem raiva e diz palavras prximas raiva ...

(7) Outra vez, um bhikkhu reprovado e resiste ao reprovador ...

(8) Outra vez, um bhikkhu reprovado e denigre o reprovador ...

(9) Outra vez, um bhikkhu reprovado e contra-reprova o reprovador ...

(10) Outra vez, um bhikkhu reprovado e mente usa subterfgios e demonstra raiva, dio e amargor ...

(11) Outra vez, um bhikkhu reprovado e deixa de se responsabilizar pela sua conduta ...

(12) Outra vez, um bhikkhu desprezativo ou insolente ...

(13) Outra vez, um bhikkhu invejoso ou avarento ...

(14) Outra vez, um bhikkhu dissimulador ou trapaeiro ...

(15) Outra vez, um bhikkhu teimoso ou arrogante ...

(16) Outra vez, um bhikkhu tem apego s suas idias, ele as agarra com tenacidade e as abandona com dificuldade; essa uma qualidade que faz com que ele seja difcil de ser admoestado.[3]

Amigos, essas so chamadas as qualidades que fazem com que ele seja difcil de ser admoestado.

4. Amigos, embora um bhikkhu assim no pea: Que os venerveis me admoestem, eu preciso ser admoestado pelos venerveis, no entanto, se ele fcil de ser admoestado e possui qualidades que fazem com que ele seja fcil de ser admoestado, se ele for paciente e aceitar a instruo da forma correta, ento os seus companheiros na vida santa pensaro que ele deve ser admoestado e instrudo, eles pensaro que ele uma pessoa que merece confiana.

5. Quais qualidades fazem com que ele seja fcil de ser admoestado?

(1) Aqui um bhikkhu no possui desejos ruins e no dominado pelos desejos ruins; essa uma qualidade que faz com que ele seja fcil de ser admoestado.

(2) Outra vez, um bhikkhu no elogia a si mesmo nem menospreza os outros; essa uma qualidade ...

(3) Outra vez, um bhikkhu no tem raiva e no permite que a raiva o domine ...

(4) Outra vez, um bhikkhu no tem raiva nem vingativo devido raiva ...

(5) Outra vez, um bhikkhu no tem raiva nem teimoso devido raiva ...

(6) Outra vez, um bhikkhu no tem raiva e ele no diz palavras prximas raiva ...

(7) Outra vez, um bhikkhu reprovado e no resiste ao reprovador ...

(8) Outra vez, um bhikkhu reprovado e no denigre o reprovador ...

(9) Outra vez, um bhikkhu reprovado e no contra-reprova o reprovador ...

(10) Outra vez, um bhikkhu reprovado e no mente no usa subterfgios e no demonstra raiva, dio e amargor...

(11) Outra vez, um bhikkhu reprovado e no deixa de se responsabilizar pela sua conduta ...

(12) Outra vez, um bhikkhu no desprezativo ou insolente ...

(13) Outra vez, um bhikkhu no invejoso ou avarento ...

(14) Outra vez, um bhikkhu no dissimulador ou trapaeiro ...

(15) Outra vez, um bhikkhu no teimoso ou arrogante ...

(16) Outra vez, um bhikkhu no tem apego s suas idias, ele no as agarra com tenacidade, mas as abandona com facilidade; essa uma qualidade que faz com que ele seja fcil de ser admoestado.

Amigos, essas so chamadas as qualidades que fazem com que ele seja fcil de ser admoestado.

6. Agora, amigos, um bhikkhu deve inferir acerca de si mesmo da seguinte forma: [4]

(1) Uma pessoa que possui desejos ruins e dominada pelos desejos ruins irritante e desagradvel para mim. Se eu tivesse desejos ruins e fosse dominado pelos desejos ruins, eu seria irritante e desagradvel para os outros. Um bhikkhu que sabe disso deveria incitar a sua mente assim: Eu no terei desejos ruins e no serei dominado pelos desejos ruins.

(2-16) 'Uma pessoa que elogia a si mesma e menospreza os outros ... uma pessoa que tem apego s suas idias, que as agarra com tenacidade e que as abandona com dificuldade irritante e desagradvel para mim. Se eu tivesse apego s minhas idias, as agarrasse com tenacidade e as abandonasse com dificuldade, eu seria irritante e desagradvel para os outros. Um bhikkhu que sabe disso deveria incitar a sua mente assim: Eu no me apegarei s minhas idias, agarrando-as com tenacidade, mas abandon-las-ei com facilidade.

7. Agora, amigos, um bhikkhu deveria analisar a si mesmo assim:

(1) Eu tenho desejos ruins e sou dominado pelos desejos ruins? Se, ao investigar a si mesmo, ele sabe que: Eu tenho desejos ruins, eu estou dominado pelos desejos ruins, ento, ele deveria fazer o esforo para abandonar esses estados ruins e prejudiciais. Mas, se ao investigar a si mesmo, ele sabe que: Eu no tenho desejos ruins, eu no estou dominado pelos desejos ruins, ento, ele deve permanecer feliz e contente, treinando dia e noite nos estados benficos.

(2-16) Outra vez, um bhikkhu deveria analisar a si mesmo assim: Eu elogio a mim mesmo e menosprezo os outros? ... Eu tenho apego s minhas idias, agarrando-as com tenacidade e abandonando-as com dificuldade? Se, ao investigar a si mesmo, ele sabe que: Eu tenho apego s minhas idias ..., ento ele deveria fazer o esforo para abandonar esses estados ruins e prejudiciais. Mas se, ao investigar a si mesmo, ele sabe que: Eu no tenho apego s minhas idias ..., ento ele deve permanecer feliz e contente, treinando dia e noite nos estados benficos.

8. Amigos, quando um bhikkhu analisa a si mesmo dessa forma, se ele vir que esses estados ruins e prejudiciais no foram todos abandonados por ele, ento ele deve fazer o esforo para abandon-los todos. Mas, se ao analisar a si mesmo dessa forma, ele vir que todos foram abandonados por ele, ento ele deve permanecer feliz e contente, treinando dia e noite nos estados benficos.[5]

Tal como uma mulher, ou um homem, jovem, sadio, que aprecia ornamentos, ao ver a imagem do rosto refletida num espelho lmpido e brilhante ou numa bacia com gua cristalina, percebe uma mancha ou defeito, far esforo para remov-la, mas no percebendo mancha ou defeito ficar feliz assim: um ganho para mim que esteja perfeito; do mesmo modo, quando um bhikkhu analisa a si mesmo dessa forma ... ento ele deve permanecer feliz e contente, treinando dia e noite nos estados benficos.

Isso foi o que disse o ven. Maha Moggallana. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do ven. Maha Moggallana.

 


 

Notas:

[1] Vadantu, tem o significado literal que eles falem comigo, com o significado implcito: Que eles falem comigo instruindo-me e exortando-me (MA). [Retorna]

[2] Veja o MN 5.10-29. [Retorna]

[3] Veja o MN 8.44 e a nota 9. [Retorna]

[4] deste trecho que provm o nome deste sutta. [Retorna]

[5] MA: Na antiguidade este sutta era chamado "Bhikkhupatimokkha." Um bhikkhu deve analisar a si mesmo trs vezes ao dia da forma descrita neste sutta. Se ele no puder fazer isso trs vezes, ento deveria faz-lo duas e no mnimo uma. [Retorna]

 

 

Revisado: 2 Maro 2008

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