Majjhima Nikaya 16

Cetokhila Sutta

Obstrues na Mente

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, que algum bhikkhu que no tenha abandonado cinco obstrues na mente e que no tenha partido cinco grilhes na mente possa alcanar o crescimento, incremento e realizao neste Dhamma e Disciplina isso impossvel. [1]

3. O que, bhikkhus, so as cinco obstrues na mente que ele no abandonou? Aqui um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Mestre e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a primeira obstruo na mente que ele no abandonou.

4. Outra vez, um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Dhamma [2] ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... essa a segunda obstruo na mente que ele no abandonou.

5. Outra vez, um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao Sangha ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... essa a terceira obstruo na mente que ele no abandonou.

6. Outra vez, um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao treinamento ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... essa a quarta obstruo na mente que ele no abandonou.

7. Outra vez, um bhikkhu tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida santa, demonstrando-lhes ressentimento e insensibilidade e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a quinta obstruo na mente que ele no abandonou.

Essas so as cinco obstrues na mente que ele no abandonou.

8. O que, bhikkhus, so os cinco grilhes na mente que ele no partiu? Aqui um bhikkhu no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres sensuais, e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o primeiro grilho na mente que ele no partiu.

9. Outra vez, um bhikkhu no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelo corpo [3] ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... esse o segundo grilho na mente que ele no partiu.

10. Outra vez, um bhikkhu no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pela forma ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... esse o terceiro grilho na mente que ele no partiu.

11. Outra vez, um bhikkhu come tanto quanto ele quiser, at que a sua barriga esteja cheia e se entrega aos prazeres da indolncia, cochilo e sono ... Como a mente dele no se inclina pelo ardor ... esse o quarto grilho na mente que ele no partiu.

12. Outra vez, um bhikkhu vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: Por esta virtude, ou observncia, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva[menor], e desse modo a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o quinto grilho na mente que ele no partiu.

Esses so os cinco grilhes na mente que ele no partiu.

13. Bhikkhus, que algum bhikkhu que no tenha abandonado as cinco obstrues na mente e no tenha partido os cinco grilhes na mente possa alcanar o crescimento, incremento e realizao neste Dhamma e Disciplina isso impossvel.

14. Bhikkhus, que algum bhikkhu que tenha abandonado as cinco obstrues na mente e tenha partido os cinco grilhes na mente possa alcanar o crescimento, incremento e realizao neste Dhamma e Disciplina isso possvel.

15. O que, bhikkhus, so as cinco obstrues na mente que ele abandonou? Aqui um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Mestre e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, a primeira obstruo na mente abandonada por ele.

16. Outra vez, um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Dhamma ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a segunda obstruo na mente abandonada por ele.

17. Outra vez, um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao Sangha ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a terceira obstruo na mente abandonada por ele

18. Outra vez, um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao treinamento ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... a quarta obstruo na mente abandonada por ele.

19. Outra vez, um bhikkhu no tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida santa, no lhes demonstra ressentimento e insensibilidade e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, a quinta obstruo na mente abandonada por ele.

Essas so as cinco obstrues na mente que ele abandonou.

20. O que, bhikkhus, so os cinco grilhes na mente que ele partiu? Aqui um bhikkhu est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres sensuais e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, o primeiro grilho na mente foi partido por ele.

21. Outra vez, um bhikkhu est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelo corpo ... Como a mente dele se inclina pelo ardor .... o segundo grilho na mente foi partido por ele.

22. Outra vez, um bhikkhu est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pela forma ... Como a mente dele se inclina pelo ardor .... o terceiro grilho na mente foi partido por ele.

23. Outra vez, um bhikkhu no come tanto quanto ele quiser, at que a sua barriga esteja cheia e no se entrega aos prazeres da indolncia, cochilo e sono ... Como a mente dele se inclina pelo ardor ... o quarto grilho na mente foi partido por ele.

24. Outra vez, um bhikkhu no vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: Por esta virtude, ou observncia, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva[menor], e desse modo a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, o quinto grilho na mente foi partido por ele.

Esses so os cinco grilhes na mente que ele partiu.

25. Bhikkhus, que algum bhikkhu que tenha abandonado as cinco obstrues na mente e tenha partido os cinco grilhes na mente possa alcanar o crescimento, incremento e realizao neste Dhamma e Disciplina isso possvel.

26. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido ao desejo e s formaes volitivas do esforo. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido energia e s formaes volitivas do esforo. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido mente e s formaes volitivas do esforo. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido investigao e s formaes volitivas do esforo. E entusiasmo o quinto. [4]

27. Um bhikkhu que assim possuir os quinze fatores, incluindo o entusiasmo, capaz de romper, capaz de se iluminar, capaz de alcanar a suprema segurana contra o cativeiro. [5]

Suponham que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos que ela cobriu corretamente, aqueceu corretamente, incubou corretamente. Mesmo que este desejo no lhe ocorra, Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana!, ainda assim os pintos so capazes de romper as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e sair dos ovos com segurana.[6] Da mesma forma, um bhikkhu que assim possuir os quinze fatores, incluindo o entusiasmo, capaz de romper, capaz de se iluminar, capaz de alcanar a suprema segurana contra o cativeiro.

Isso foi o que disse o Abenoado. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] Cetokhila: khila significa um pedao de terra no cultivado, cetokhila ento poderia ser interpretado como a mente que no cultivada. MA explica cetokhila como bloqueio, rigidez, tontice ou embrutecimento da mente. Cetaso vinibandha como algo que ata a mente, agarrando-a como um punho cerrado, por conseguinte grilhes na mente. O primeiro como ser visto, consiste de quatro situaes de dvida e uma de raiva; e o ltimo de cinco variedades de cobia. [Retorna]

[2] MA explica Dhamma aqui como os ensinamentos das escrituras e a realizao dos caminhos supramundanos, seus frutos e Nibbana. O Dhamma como prtica mencionado em separado logo em seguida como o treinamento (sikkha) isto , o treinamento trplice em virtude, concentrao e sabedoria. [Retorna]

[3] Corpo aqui o prprio corpo dele, enquanto que forma mencionado logo a seguir so as formas externas, os corpos dos outros. [Retorna]

[4] As quatro bases para o poder espiritual, (iddhipada), esto includas entre os trinta e sete apoios para a iluminao; elas so o fundamento especial para os cinco tipos de conhecimentos supra-humanos mundanos, (abhia). De acordo com MA, o entusiasmo, (ussolhi), a energia, que deve ser aplicada em tudo. [Retorna]

[5] Os quinze fatores so o abandono das cinco obstrues, dos cinco grilhes e os cinco que acabaram de ser mencionados. Suprema segurana contra o cativeiro, (anuttara yogakkhema), o estado de arahant, tal como no MN 1.27. [Retorna]

[6] Este smile aparece novamente no MN 53.19-22 em conexo com o discpulo alcanando os trs tipos de conhecimento verdadeiro, (te-vijjha). [Retorna]

 

 

Revisado: 20 Fevereiro 2008

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