Majjhima Nikaya 62

Maharahulovada Sutta

A Grande Exortao para Rahula

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1. Assim ouvi. [1] Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika.

2. Ento, ao amanhecer, o Abenoado se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, foi para Savatthi para esmolar alimentos. O venervel Rahula tambm se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, seguiu de perto atrs do Abenoado.

3. Nessa ocasio, o Abenoado olhou para trs e se dirigiu ao venervel Rahula assim: [2] Rahula, qualquer tipo de forma material, quer seja do passado, futuro ou presente, interna ou externa, grosseira ou sutil, inferior ou superior, prxima ou distante, toda forma material deve ser vista como na verdade ela , com a correta sabedoria, assim: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu

Apenas a forma material, Abenoado? Apenas a forma material, Sublime?

A forma material, Rahula, e a sensao, a percepo, as formaes volitivas e a conscincia.

4. Ento o venervel Rahula pensou o seguinte: Quem iria para a cidade esmolar alimentos hoje depois de ter sido pessoalmente admoestado pelo Abenoado? Assim, ele regressou e sentou-se sombra de uma rvore, com as pernas cruzadas, mantendo o corpo ereto e estabelecendo a plena ateno sua frente.

5. O venervel Sariputta o viu ali sentado e se dirigiu a ele da seguinte forma: Rahula, desenvolva a ateno plena na respirao. Quando a ateno plena na respirao desenvolvida e cultivada, ela traz grandes frutos e grandes benefcios. [3]

6. Ento, ao anoitecer, o venervel Rahula se levantou da meditao e foi at o Abenoado. Depois de cumpriment-lo, ele sentou a um lado e perguntou ao Abenoado:

7. Venervel senhor, como a ateno plena na respirao desenvolvida e cultivada para que traga grandes frutos e grandes benefcios?

(OS QUATRO GRANDES ELEMENTOS)

8. O que, Rahula, [4] o elemento terra? O elemento terra pode ser interno ou externo. O que o elemento terra interno? Qualquer coisa interna que pertena pessoa, que seja slida, solidificada e pela qual exista apego, isto , cabelos, plos do corpo, unhas, dentes, pele, carne, tendes, ossos, medula, rins, corao, fgado, diafragma, bao, pulmes, intestino grosso, intestino delgado, contedo do estmago, fezes ou qualquer outra coisa interna que pertena pessoa, que seja slida, solidificada e pela qual exista apego: chamada de elemento terra interno. Agora, tanto o elemento terra interno como o elemento terra externo so simplesmente elementos terra. E isso deve ser visto como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Quando a pessoa v dessa forma, como na verdade , com correta sabedoria, a pessoa fica desencantada com o elemento terra e faz com que a mente fique desapegada em relao ao elemento terra.

9. O que, Rahula, o elemento gua? O elemento gua pode ser interno ou externo. Qual o elemento gua interno ? Qualquer coisa interna que pertena pessoa, que seja lquida, aquosa e pela qual exista apego, isto , blis, fleuma, pus, sangue, suor, gordura, lgrimas, leo, saliva, muco, lquido sinovial, urina ou qualquer outra coisa interna na pessoa, que seja lquida, aquosa e pela qual exista apego: chamada de elemento gua interno. Agora, tanto o elemento gua interno como o elemento gua externo so simplesmente elementos gua. E isso deve ser visto como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Quando a pessoa v dessa forma, como na verdade , com correta sabedoria, a pessoa fica desencantada com o elemento gua e faz com que a mente fique desapegada em relao ao elemento gua.

10. O que, Rahula, o elemento fogo? O elemento fogo pode ser interno ou externo. Qual o elemento fogo interno ? Qualquer coisa interna que pertena pessoa, que seja fogo, ardente e pela qual exista apego, isto , aquilo pelo qual a pessoa aquecida, envelhece e consumida, aquilo pelo qual o que comido, bebido, consumido e saboreado digerido de maneira adequada ou qualquer outra coisa interna na pessoa, que seja fogo, ardente e pela qual exista apego: chamada de elemento fogo interno. Agora, tanto o elemento fogo interno como o elemento fogo externo so simplesmente elementos fogo. E isso deve ser visto como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Quando a pessoa v dessa forma, como na verdade , com correta sabedoria, a pessoa fica desencantada com o elemento fogo e faz com que a mente fique desapegada em relao ao elemento fogo.

11. O que, Rahula, o elemento ar? O elemento ar pode ser interno ou externo. Qual o elemento ar interno? Qualquer coisa interna, que pertena pessoa, que seja ar, arejada e pela qual exista apego, isto , ventos que sobem, ventos que descem, ventos no estmago, ventos nos intestinos, ventos que percorrem o corpo, a inspirao e a expirao ou qualquer outra coisa interna na pessoa que seja ar, arejada e pela qual exista apego: chamada de elemento ar interno. Agora, tanto o elemento ar interno como o elemento ar externo so simplesmente elementos ar. E isso deve ser visto como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Quando a pessoa v dessa forma, como na verdade , com correta sabedoria, a pessoa fica desencantada com o elemento ar e faz com que a mente fique desapegada em relao ao elemento ar.

12. O que, Rahula, o elemento espao? [5] O elemento espao pode ser interno ou externo. Qual o elemento espao interno? Qualquer coisa interna na pessoa, que seja espao, espacial e pela qual exista apego, isto , os buracos das orelhas, as narinas, a boca e a abertura atravs da qual tudo o que comido, bebido, consumido e saboreado, engolido e agrupado excretado por baixo; ou qualquer outra coisa interna na pessoa, que seja espao, espacial e pela qual exista apego: chamada de elemento espao interno. Agora, ambos, o elemento espao interno e o elemento espao externo so simplesmente propriedades do espao. E isso deve ser visto como na verdade com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Quando a pessoa v dessa forma como na verdade com correta sabedoria, a pessoa fica desencantada com o elemento espao e faz com que a mente fique desapegada em relao ao elemento espao.

13. Rahula, desenvolva uma meditao que seja como a terra; pois quando voc desenvolve uma meditao que como a terra, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente. [6] Da mesma forma que as pessoas jogam na terra coisas limpas e coisas sujas, excremento, urina, saliva, pus e sangue, e a terra no fica horrorizada, repelida e enojada por isso, assim tambm, Rahula, desenvolva uma meditao que seja como a terra; pois quando voc desenvolve uma meditao que como a terra, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente.

14. Rahula, desenvolva uma meditao que seja como a gua; pois quando voc desenvolve uma meditao que como a gua, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente. Da mesma forma que as pessoas lavam na gua coisas limpas e coisas sujas, excremento, urina, saliva, pus e sangue, e a gua no fica horrorizada, repelida e enojada por isso, assim tambm, Rahula, desenvolva uma meditao que seja como a gua; pois quando voc desenvolve uma meditao que como a gua, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente.

15. Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o fogo; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o fogo, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente. Da mesma forma que as pessoas queimam no fogo coisas limpas e coisas sujas, excremento, urina, saliva, pus e sangue, e o fogo no fica horrorizado, repelido e enojado por isso, assim tambm, Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o fogo; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o fogo, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente.

16. Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o ar; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o ar, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente. Da mesma forma que o ar sopra nas coisas limpas e coisas sujas, excremento, urina, saliva, pus e sangue, e o ar no fica horrorizado, repelido e enojado por isso, assim tambm, Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o ar; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o ar, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente.

17. Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o espao; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o espao, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente. Da mesma forma que o espao no est estabelecido em nenhum lugar, assim tambm, Rahula, desenvolva uma meditao que seja como o espao; pois quando voc desenvolve uma meditao que como o espao, os contatos que j surgiram, agradveis e desagradveis, no invadiro e permanecero na sua mente.

18. Rahula, desenvolva a meditao do amor bondade; pois quando voc desenvolve a meditao do amor bondade, toda m vontade ser abandonada.

19. Rahula, desenvolva a meditao da compaixo; pois quando voc desenvolve a meditao da compaixo, toda crueldade ser abandonada.

20. Rahula, desenvolva a meditao da alegria altrusta; pois quando voc desenvolve a meditao da alegria altrusta, todo descontentamento ser abandonado.

21. Rahula, desenvolva a meditao da equanimidade; pois quando voc desenvolve a meditao da equanimidade, toda averso ser abandonada.

22. Rahula, desenvolva a meditao das partes do corpo; pois quando voc desenvolve a meditao das partes do corpo, toda cobia ser abandonada.

23. Rahula, desenvolva a meditao da percepo da impermanncia; pois quando voc desenvolve a meditao da percepo da impermanncia, toda presuno eu sou ser abandonada.

24. Rahula, desenvolva a ateno plena na respirao. Quando a ateno plena na respirao desenvolvida e cultivada, ela traz grandes frutos e grandes benefcios.

25. Aqui, Rahula, um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou para um local isolado, senta-se com as pernas cruzadas, mantm o corpo ereto e estabelecendo a plena ateno sua frente, ele inspira com ateno plena justa, ele expira com ateno plena justa.[7]

26. Inspirando longo, ele compreende : eu inspiro longo; ou expirando longo, ele compreende: eu expiro longo. Inspirando curto, ele compreende: eu inspiro curto; ou expirando curto, ele compreende: eu expiro curto. Ele treina assim: eu inspiro experienciando todo o corpo [da respirao]; ele treina assim: eu expiro experienciando todo o corpo [da respirao]. Ele treina assim: eu inspiro tranqilizando a formao do corpo [da respirao]: ele treina assim: eu expiro tranqilizando a formao do corpo [da respirao].

27. Ele treina assim: eu inspiro experienciando xtase; ele treina assim: eu expiro experienciando xtase. Ele treina assim: eu inspiro experienciando a felicidade; ele treina assim: eu expiro experienciando a felicidade. Ele treina assim: eu inspiro experienciando a formao da mente; ele treina assim: eu expiro experienciando a formao da mente. Ele treina assim: eu inspiro tranqilizando a formao da mente; ele treina assim: eu expiro tranqilizando a formao da mente.

28. Ele treina assim: eu inspiro experienciando a mente; ele treina assim: eu expiro experienciando a mente. Ele treina assim: eu inspiro satisfazendo a mente; ele treina assim: eu expiro satisfazendo a mente. Ele treina assim: eu inspiro concentrando a mente; ele treina assim: eu expiro concentrando a mente. Ele treina assim: eu inspiro libertando a mente; ele treina assim: eu expiro libertando a mente.

29. Ele treina assim: eu inspiro contemplando a impermanncia; ele treina assim: eu expiro contemplando a impermanncia. Ele treina assim: eu inspiro contemplando o desaparecimento; ele treina assim: eu expiro contemplando o desaparecimento. Ele treina assim: eu inspiro contemplando a cessao; ele treina assim: eu expiro contemplando a cessao. Ele treina assim: eu inspiro contemplando a renncia, ele treina assim: eu expiro contemplando a renncia.

30. Rahula, assim como a ateno plena na respirao desenvolvida e cultivada, para que traga grandes frutos e grandes benefcios. Quando a ateno plena na respirao assim desenvolvida e cultivada, at mesmo a ltima inspirao e expirao so percebidas no momento em que cessam, elas no so ignoradas. [8]

Isso foi o que disse o Abenoado. O venervel Rahula ficou satisfeito e contente com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] De acordo com MA, este discurso foi proferido para Rahula quando ele tinha dezoito anos de idade, com o propsito de dissipar o desejo ligado vida em famlia. O Discurso Curto para Rahula encontra-se no MN 147. [Retorna]

[2] MA: Enquanto Rahula seguia o Buda, ele observou com admirao a perfeio fsica do Mestre e refletiu que ele mesmo tambm tinha aparncia semelhante, pensando: Eu tambm sou formoso como o meu pai, o Abenoado. A forma do Buda bela e assim tambm a minha. O Buda compreendeu o pensamento de Rahula e decidiu advert-lo de imediato, antes que esse tipo de pensamento vaidoso o conduzisse a maiores dificuldades. Por conseguinte, o Buda formulou o seu ensinamento baseado na contemplao do corpo como algo que no o eu, e nem possui um eu. [Retorna]

[3] MA: O Ven. Sariputta, mestre de Rahula, deu esse conselho a Rahula sem saber que ele j havia recebido outra instruo de meditao do Buda. Ele foi confundido pela postura de Rahula, pensando que ele estava praticando a ateno plena na respirao. [Retorna]

[4] MA: O Buda aqui explica a meditao dos quatro grandes elementos, ao invs da meditao da ateno plena na respirao, para dissipar o apego de Rahula ao seu corpo, pois este ainda no havia sido removido pela breve instruo acerca da ausncia de um eu na forma material. Veja o MN 28 nota 3 para mais detalhes sobre a terminologia. [Retorna]

[5] O espao, (akasa), no um elemento material primrio, mas classificado como um fenmeno material derivado, (upada rupa). [Retorna]

[6] MA: Este trecho, (versos 13-17), ensinado para mostrar as qualidades da imparcialidade, (tadibhava). [Retorna]

[7] Para mais detalhes quanto terminologia empregada nos versos 26 a 29, veja o MN 10 notas 8-10 e o MN 118 notas 3-7. [Retorna]

[8] Isto , o meditador morre calmo, com ateno plena e plena conscincia. [Retorna]

 

 

Revisado: 2 Abril 2014

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