Majjhima Nikaya 69

Gulissani Sutta

Gulissani

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio,o Abenoado estava em Rajagaha, no Bambual, no Santurio dos Esquilos.

2. Agora, naquela ocasio um bhikkhu chamado Gulissani, que habitava nas florestas, de comportamento negligente, veio visitar e ficar com a Sangha para tratar de alguns assuntos. O venervel Sariputta se dirigiu aos bhikkhus com referncia ao bhikkhu Gulissani da seguinte forma:

3. Amigos, quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele deveria ter respeito e deferncia para com os seus companheiros na vida santa. Se ele no tiver respeito e deferncia para com os seus companheiros na vida santa, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no tem respeito e deferncia para com os seus companheiros na vida santa? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, deveria ter respeito e deferncia para com os seus companheiros na vida santa.

4. Quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele deveria ser proficiente no bom comportamento relativo a assentos da seguinte forma: Eu sentarei de tal modo que no invada o espao dos bhikkhus sniores e no negue um assento aos bhikkhus jniores. Se ele no for proficiente no bom comportamento relativo a assentos, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele nem mesmo sabe o que bom comportamento? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, deveria ser proficiente no bom comportamento relativo a assentos.

5. Quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele no deve entrar no vilarejo muito cedo ou regressar no fim do dia. Se ele entrar no vilarejo muito cedo e regressar no fim do dia, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele entra no vilarejo muito cedo e regressa no fim do dia? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, no deve entrar no vilarejo muito cedo ou regressar no fim do dia.

6. Quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele no deve visitar famlias antes da refeio ou depois da refeio. [1] Se ele for visitar famlias antes da refeio ou depois da refeio, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, ele deve estar acostumado a fazer visitas fora de hora, visto que ele assim se comporta quando est na Sangha. Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, no deve visitar famlias antes da refeio ou depois da refeio.

7. Quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele no deve ser arrogante e vaidoso. Se ele for arrogante e vaidoso, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, ele deve em geral ser arrogante e vaidoso, visto que ele assim se comporta quando est na Sangha. Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, no deve ser arrogante e vaidoso.

8. Quando um bhikkhu que habita nas florestas, vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele no deve falar de forma grosseira e frvola. Se ele falar de forma grosseira e frvola, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele fala de forma grosseira e frvola? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, no deve falar de forma grosseira e frvola.

9. Quando um bhikkhu que habita nas florestas vem para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, ele deve ser fcil de ser corrigido e deve se associar com bons amigos. Se ele for difcil de ser corrigido e se associar com maus amigos, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele difcil de ser corrigido e se associa com maus amigos? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas, que veio para a Sangha e est vivendo junto com a Sangha, deve ser fcil de ser corrigido e deve se associar com bons amigos.

10. Um bhikkhu que habita nas florestas deve guardar as portas dos meios dos sentidos. Se ele no guardar as portas dos meios dos sentidos, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no guarda as portas dos meios dos sentidos? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve guardar as suas portas dos meios dos sentidos.

11. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ser moderado ao comer. Se ele no for moderado ao comer, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no moderado ao comer? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ser moderado ao comer.

12. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ser dedicado vigilncia. Se ele no for dedicado vigilncia, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no dedicado vigilncia? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ser dedicado vigilncia.

13. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ser energtico. Se ele no for energtico, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele preguioso? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ser energtico.

14. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ter a ateno plena estabelecida. Se ele for desatento, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele desatento? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ter a ateno plena estabelecida.

15. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ter concentrao. Se ele no tiver concentrao, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no tem concentrao? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ter concentrao.

16. Um bhikkhu que habita nas florestas deve ser sbio. Se ele no for sbio, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no sbio? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve ser sbio.

17. Um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar ao Dhamma superior e Disciplina superior, [2] Se ele no se dedicar ao Dhamma superior e Disciplina superior, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no se dedica ao Dhamma superior e Disciplina superior? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar ao Dhamma superior e Disciplina superior.

18. Um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar quelas libertaes que so pacficas e imateriais, que transcendem as formas; [3] pois h aqueles que indagam de um bhikkhu que habita nas florestas questes sobre as libertaes que so pacficas e imateriais, que transcendem as formas. Se ele no se dedicar a essas libertaes, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no se dedica a essas libertaes que so pacficas e imateriais, que transcendem as formas? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar a essas libertaes que so pacficas e imateriais, que transcendem as formas.

19. Um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar aos estados supra-humanos, pois h aqueles que indagam de um bhikkhu que habita nas florestas questes sobre os estados supra-humanos.[4] Se ele no se dedicar a esses estados, haver aqueles que diro: O que esse venervel que habita nas florestas ganhou ao viver sozinho na floresta, fazendo o que quer, visto que ele no se dedica aos estados supra-humanos? Posto que haveria aqueles que diriam isso dele, um bhikkhu que habita nas florestas deve se dedicar aos estados supra-humanos.

20. Quando isso foi dito, o venervel Maha Moggallana perguntou ao venervel Sariputta: Amigo Sariputta, essas coisas devem ser adotadas e praticadas apenas por um bhikkhu que habita nas florestas ou por um bhikkhu que habita na cidade tambm?

Amigo Moggallana, essas coisas devem ser adotadas e praticadas no apenas por um bhikkhu que habita nas florestas, mas tambm por um bhikkhu que habita na cidade.

 


 

Notas:

[1] Isto proibido pela regra Pac 46 (Vin iv.98-101). Um bhikkhu pode visitar famlias nessas ocasies apenas se ele tiver informado algum outro bhikkhu no monastrio acerca das suas intenes, exceto durante a poca de confeccionar e dar mantos. [Retorna]

[2] Abhidhamma abhivinaya. MA diz que ele deve se empenhar em aprender o texto e comentrios do Abhidhamma Pitaka e do Vinaya Pitaka. Isto claramente anacrnico. Quanto ao Abhidhamma, em relao aos suttas, veja o MN 32 nota 6. Embora no exista um corpo literrio denominado Abhivinaya, parece provvel que a palavra se refira a uma abordagem sistemtica e analtica do estudo do Vinaya, talvez inserida no Sutta-vibhanga do Vinaya Pitaka. [Retorna]

[3] MA: Isto se refere s oito realizaes meditativas que inclui os quatro jhanas. Ele, no mnimo, deveria obter proficincia em relao ao trabalho preliminar com um objeto de meditao, tal como uma kasina.[Retorna]

[4] MA: Isto se refere a todos os estados supramundanos. Ele, no mnimo, deveria obter proficincia em relao a uma abordagem para desenvolver o insight at o estado de arahant.[Retorna]

 

 

Revisado: 8 Maio 2004

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