Samyutta Nikaya LIII.6

Chatthapacinaninna Sutta

Declivando para o Oceano

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Bhikkhus, h esses quatro jhanas. Quais quatro? Neste caso, bhikkhus, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana, que acompanhado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Silenciando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que acompanhado pela autoconfiana e unicidade da mente sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Com o desaparecer do xtase, um bhikkhu permanece com a equanimidade, plenamente atento e plenamente consciente, ainda sentindo felicidade no corpo, ele entra e permanece no terceiro jhana, acerca do qual os nobres declaram: Possui uma estada feliz aquele que equnime e plenamente atento. Com o abandono da felicidade e do sofrimento, e com o anterior desaparecimento da alegria e tristeza, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade, nem sofrimento e a ateno plena purificada devido equanimidade. Esses so os quatro jhanas.

Bhikkhus, como o rio Gnges decliva, tende e se inclina na direo do oceano, um bhikkhu que desenvolve e cultiva os quatro jhanas tambm decliva, tende e se inclina na direo de Nibbana.[1]

E como, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve e cultiva os quatro jhanas para ele declivar, tender e se inclinar na direo de Nibbana? Neste caso, bhikkhus, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana ... no segundo jhana ... no terceiro jhana ... no quarto jhana.

dessa forma, bhikkhus, que um bhikkhu desenvolve e cultiva os quatro jhanas para ele declivar, tender e se inclinar na direo de Nibbana.

 


 

Notas:

[1] Veja o sutta paralelo a este no SN LI.38. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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