Samyutta Nikaya VII.11

Kasibharadvaja Sutta

Kasi Bharadvaja

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava entre os Magadhas em Dakkhinagiri prximo ao vilarejo brmane Ekanala. Agora, naquela ocasio o brmane Kasi Bharadvaja, Bharadvaja o Lavrador, tinha quinhentos arados presos s suas respectivas cangas prontos para a semeadura. [1] Ento, ao amanhecer, o Abenoado se vestiu e tomando a tigela e o manto externo foi para o lugar onde o brmane Kasi Bharadvaja estava trabalhando.

Agora, naquela ocasio estava sendo realizada a distribuio de comida pelo brmane Kasi Bharadvaja. [2] Ento, o Abenoado se aproximou do local onde estava sendo realizada a distribuio de comida e ficou em p a um lado. O brmane Kasi Bharadvaja viu o Abenoado em p esperando a esmola de comida e lhe disse:

Contemplativo, eu lavro e semeio e depois de lavrar e semear, eu como. Voc tambm, contemplativo, deveria lavrar e semear, ento, depois de lavrar e semear, voc ir comer.

Eu tambm, brmane, lavro e semeio e depois de lavrar e semear, eu como.

Mas ns no vemos a canga ou o arado ou a aguilhada ou os bois do Mestre Gotama; e no entanto o Mestre Gotama diz, Eu tambm, brmane, lavro e semeio e depois de lavrar e semear, eu como.

Ento, o brmane Kasi Bharadvaja se dirigiu ao Abenoado em versos:

Voc afirma ser um homem que trabalha com o arado,
mas eu no o vejo arando.
Se voc um lavrador, responda-me:
como devemos entender a sua lavra?

[O Abenoado:]

F a semente, austeridade a chuva,
sabedoria a canga e o arado;
vergonha a haste, a mente o atilho da canga,
ateno plena a lmina do arado e a aguilhada. [3]

Com o corpo guardado, com a linguagem guardada,
controlado no apetite por comida,
eu uso a verdade como meu gancho de arrancar as ervas daninhas,
e a nobreza para destruir o jugo. [4]

Energia a minha besta de carga,
carregando-me para a segurana contra o cativeiro.
Ela segue em frente sem parar
para onde, depois de ir, ningum se entristece.

Dessa forma, esta lavra feita,
a que tem o Imortal como seu fruto.
Ao concluir essa lavra,
ele estar libertado de todo sofrimento.

Que o Mestre Gotama coma! Esse nobre um lavrador, visto que o Mestre Gotama lavra tendo at mesmo o Imortal como fruto.

Alimento em relao ao qual versos tenham sido declamados
no apropriado que eu coma.
Esse, brmane, no o princpio
observado por aqueles que vem.
O Abenoado rejeita esse alimento
em relao ao qual versos foram declamados.
Visto que esse princpio existe, Oh brmane,
essa a regra de comportamento.

Sirva outra comida e bebida para
o Perfeito, o Grande Profeta
com as impurezas destrudas e o remorso silenciado,
pois ele o campo para quem estiver buscando mrito.

Quando isso foi dito, o brmane Kasi Bharadvaja disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Ns buscamos refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como o discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.

 


 

Notas:

[1] Ele era assim chamado porque o seu trabalho era arar a terra. Essa ocasio no era um dia de trabalho comum mas um dia de festividades especiais. [Retorna]

[2] Para a distribuio de comida, quinhentos lavradores tinham tomado tigelas de prata e estavam sentados enquanto a comida lhes era servida. Ento, o Buda chegou e ficou num lugar mais elevado no muito distante do brmane de modo que eles pudessem conversar. [Retorna]

[3] Porque o Abenoado comeou pela f? De acordo com o comentrio, porque esse brmane era inteligente mas carente de f. Porque a f chamada de semente? Porque o fundamento de todas as qualidades benficas. Austeridade significa a conteno dos sentidos. Sabedoria insight junto com a sabedoria do caminho. [Retorna]

[4] Por ter alcanado a libertao, ele nunca mais estar sujeito ao jugo. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Fevereiro 2005

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