Samyutta Nikaya XII.10

Gotama Sutta

Gotama

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Em Savatthi.

(Originao)

"Bhikkhus, antes da minha iluminao, quando eu ainda era apenas um Bodisatva no iluminado, eu pensei: 'Ah! Este mundo enfrenta dificuldades visto que nasce, envelhece, morre, falece e renasce, no entanto, no compreende a escapatria desse sofrimento [encabeado] pelo envelhecimento e morte. Quando afinal ser discernida a escapatria desse sofrimento [encabeado] pelo envelhecimento e morte?'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o envelhecimento e morte? Qual a condio para o envelhecimento e morte?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h o nascimento, o envelhecimento e morte surgem; o envelhecimento e morte tm o nascimento como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o nascimento? Qual a condio para o nascimento?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h o ser/existir, o nascimento surge; o nascimento tem o ser/existir como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o ser/existir? Qual a condio para o ser/existir?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h o apego, o ser/existir surge; o ser/existir tem o apego como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o apego? Qual a condio para o apego?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h o desejo, o apego surge; o apego tem o desejo como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o desejo? Qual a condio para o desejo?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h a sensao, o desejo surge; o desejo tem a sensao como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge a sensao? Qual a condio para a sensao?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h o contato, a sensao surge; a sensao tem o contato como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge o contato? Qual a condio para o contato?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h as seis bases dos sentidos, o contato surge; o contato tem as seis bases dos sentidos como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surgem as seis bases dos sentidos? Qual a condio para as seis bases dos sentidos?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h a mentalidade-materialidade (nome e forma), as seis bases dos sentidos surgem; as seis bases dos sentidos tm a mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge a mentalidade-materialidade (nome e forma)? Qual a condio para a mentalidade-materialidade (nome e forma)?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h a conscincia, a mentalidade-materialidade (nome e forma) surge; a mentalidade-materialidade (nome e forma) tem a conscincia como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surge a conscincia? Qual a condio para a conscincia?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h as formaes volitivas, a conscincia surge; a conscincia tem as formaes volitivas como condio.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando existe o qu surgem as formaes volitivas? Qual a condio para as formaes volitivas?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando h a ignorncia, as formaes volitivas surgem; as formaes volitivas tm a ignorncia como condio.'

"Assim, com a ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]; com as formaes volitivas como condio, a conscincia ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Originao, originao' - assim, bhikkhus, com relao a coisas no ouvidas antes, surgiram em mim a viso, a compreenso, a sabedoria, o verdadeiro conhecimento e a iluminao.

(Cessao)

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o envelhecimento e morte? Com a cessao do qu cessa o envelhecimento e morte?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h o nascimento, o envelhecimento e morte no surgem; com a cessao do nascimento ocorre a cessao do envelhecimento e morte.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o nascimento? Com a cessao do qu cessa o nascimento?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h o ser/existir, o nascimento no surge; com a cessao do ser/existir ocorre a cessao do nascimento.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o ser/existir? Com a cessao do qu cessa o ser/existir?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h o apego, o ser/existir no surge; com a cessao do apego ocorre a cessao do ser/existir.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o apego? Com a cessao do qu cessa o apego?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h o desejo, o apego no surge; com a cessao do desejo ocorre a cessao do apego.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o desejo? Com a cessao do qu cessa o desejo?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h a sensao, o desejo no surge; com a cessao da sensao ocorre a cessao do desejo.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge a sensao? Com a cessao do qu cessa a sensao?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h o contato, a sensao no surge; com a cessao do contato ocorre a cessao da sensao.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge o contato? Com a cessao do qu cessa o contato?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h as seis bases dos sentidos, o contato no surge; com a cessao das seis bases dos sentidos ocorre a cessao do contato.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surgem as seis bases dos sentidos? Com a cessao do qu cessam as seis bases dos sentidos?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h a mentalidade-materialidade (nome e forma), as seis bases dos sentidos no surgem; com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) ocorre a cessao das seis bases dos sentidos.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge a mentalidade-materialidade (nome e forma)? Com a cessao do qu cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma)?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h a conscincia, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no surge; com a cessao da conscincia ocorre a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma).'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surge a conscincia? Com a cessao do qu cessa a conscincia?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h as formaes volitivas, a conscincia no surge; com a cessao das formaes volitivas ocorre a cessao da conscincia.'

"Ento, bhikkhus eu pensei: 'Quando no existe o qu no surgem as formaes volitivas? Com a cessao do qu cessam as formaes volitivas?' Ento, bhikkhus, empregando a ateno com sabedoria ocorreu a realizao atravs da sabedoria: 'Quando no h a ignorncia, as formaes volitivas no surgem; com a cessao da ignorncia ocorre a cessao das formaes volitivas.'

"Assim, do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas; da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

"Cessao, cessao - assim, bhikkhus, com relao a coisas no ouvidas antes, surgiram em mim a viso, a compreenso, a sabedoria, o verdadeiro conhecimento e a iluminao.

 


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Revisado: 27 Julho 2013

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