Samyutta Nikaya XII.21

Dasabala (pathama) Sutta

Os Dez Poderes

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Em Savatthi. Bhikkhus, possuindo esses dez poderes e esses quatro tipos de intrepidez o Tathagata reivindica o lugar de lder do rebanho, ruge o seu rugido de leo nas assemblias e coloca em movimento a roda de Brahma: Assim a forma, essa a sua origem, essa a sua cessao; assim a sensao, essa a sua origem, essa a sua cessao; assim a percepo, essa a sua origem, essa a sua cessao; assim so as formaes volitivas, essa a sua origem, essa a sua cessao; assim a conscincia, essa a sua origem, essa a sua cessao. Portanto, quando existe isso, aquilo existe; com o surgimento disso, aquilo surge. Quando no existe isso, aquilo tambm no existe; com a cessao disto, aquilo cessa. Isto , da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento. Mas do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Da cessao do contato cessa a sensao. Da cessao da sensao cessa o desejo. Da cessao do desejo cessa o apego. Da cessao do apego cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 15 Maro 2014

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