Samyutta Nikaya XII.65

Nagara Sutta

A Cidade

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Em Savatthi. Bhikkhus, antes da minha iluminao, quando eu ainda era apenas um Bodisatva no iluminado, compreendi o seguinte: Quanta dificuldade existe neste mundo! O nascimento, o envelhecimento, a morte, o falecimento e o renascimento, porm no h a completa compreenso de como escapar desse sofrimento, do envelhecimento e da morte. Quando haver a completa compreenso de como escapar desse sofrimento, do envelhecimento e da morte?

Ento me ocorreram os seguintes pensamentos:

Envelhecimento e morte surgem quando o que mais surge? Sob qual condio surge o envelhecimento e a morte ? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: Envelhecimento e morte surgem quando o nascimento surge. Do nascimento como condio surgem o envelhecimento e a morte.

Nascimento surge quando o que mais surge? Sob qual condio surge o nascimento? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: Nascimento surge quando surge o ser/existir. Do ser/existir como condio surge o nascimento.

O ser/existir surge quando o que mais surge? Sob qual condio surge o ser/existir? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: O ser/existir surge quando surge a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio surge o ser/existir.

A mentalidade-materialidade (nome e forma) surge quando o que mais surge? Sob qual condio surge a mentalidade-materialidade (nome e forma)? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: A mentalidade-materialidade (nome e forma) surge quando surge a conscincia. Da conscincia como condio surge a mentalidade-materialidade (nome e forma).

A conscincia surge quando o que mais surge? Sob qual condio surge a conscincia? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: A conscincia surge quando surge a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio surge a conscincia.

Ento me ocorreu o seguinte pensamento, A conscincia regressa at a mentalidade-materialidade (nome e forma) e no vai mais alm. Essa a extenso do nascimento, envelhecimento, morte, falecimento e renascimento, isto , da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio surge a conscincia, da conscincia como condio surge a mentalidade-materialidade (nome e forma), da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio surgem as seis bases dos sentidos ... contato ... sensao ... desejo ... apego ... ser/existir ... nascimento ... envelhecimento, morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento. Originao, originao. Surgiu a viso, surgiu o conhecimento, surgiu a sabedoria, surgiu o conhecimento verdadeiro, surgiu a iluminao em relao a coisas nunca antes ouvidas.

Ento, me ocorreram os seguintes pensamentos:

Envelhecimento e morte no surge quando o que mais no surge? O que cessando, cessar o envelhecimento e a morte ? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: Envelhecimento e morte no surge quando o nascimento no surge. Cessando o nascimento cessa o envelhecimento e a morte.

Nascimento no surge ... ser/existir ... apego ... desejo ... sensao ... contato ... seis bases dos sentidos ... Cessando a mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos.

Mentalidade-materialidade (nome e forma) no surge quando o que mais no surge? O que cessando, cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma) ? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: Mentalidade-materialidade (nome e forma) no surge quando a conscincia no surge. Cessando a conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma).

Conscincia no surge quando o que mais no surge? O que cessando, cessa a conscincia? Aplicando a ateno com sabedoria compreendi: Conscincia no surge quando a mentalidade-materialidade (nome e forma) no surge. Cessando a mentalidade-materialidade (nome e forma) cessa a conscincia.

Ento me ocorreu o seguinte pensamento, Eu descobri esse caminho para a iluminao, isto , cessando a mentalidade-materialidade (nome e forma) cessa a conscincia, cessando a conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Cessando a mentalidade-materialidade (nome e forma), cessam as seis bases dos sentidos. Cessando as seis bases dos sentidos, cessa o contato. Cessando o contato, cessa a sensao. Cessando a sensao, cessa o desejo. Cessando o desejo, cessa o apego. Cessando o apego, cessa o ser/existir. Cessando o ser/existir, cessa o nascimento. Cessando o nascimento, envelhecimento, morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento. Cessao, cessao. Surgiu a viso, surgiu o conhecimento, surgiu a sabedoria, surgiu o conhecimento verdadeiro, surgiu a iluminao em relao a coisas nunca antes ouvidas.

como se um homem, caminhando por uma trilha na floresta, se deparasse com um caminho antigo, uma estrada antiga, utilizada por pessoas em tempos passados. Ele a seguiria. Seguindo-a ele encontraria uma antiga cidade, uma antiga capital habitada por pessoas em tempos passados, completa com parques, bosques e lagos, murada, encantadora. Ele se dirigiria ao rei ou ao seu ministro dizendo, Senhor, voc deveria saber que caminhando por uma trilha na floresta eu vi um caminho antigo . Eu o segui ... eu vi uma antiga cidade, uma antiga capital ... completa com parques, bosques e lagos, murada, encantadora. Senhor, reconstrua essa cidade! O rei ou o seu ministro reconstruiria a cidade de modo que ela se tornasse rica, prspera e populosa, repleta de gente e bem suprida.

Da mesma forma, eu vi um antigo caminho, uma antiga estrada, trilhada pelos iluminados de tempos passados. E qual esse antigo caminho, essa antiga estrada, trilhada pelos iluminados de tempos passados? este nobre caminho ctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta. Esse o antigo caminho, essa a antiga estrada, trilhada pelos iluminados de tempos passados. Eu segui esse caminho. Seguindo-o, cheguei ao conhecimento direto do envelhecimento e da morte, conhecimento direto da origem do envelhecimento e da morte, conhecimento direto da cessao do envelhecimento e da morte, conhecimento direto do caminho que leva cessao do envelhecimento e da morte. Cheguei ao conhecimento direto do nascimento ... ser/existir ... apego ... desejo ... sensao ... contato ... as seis bases dos sentidos ... mentalidade-materialidade (nome e forma) ... conscincia, conhecimento direto das formaes volitivas, conhecimento direto da origem das formaes volitivas, conhecimento direto da cessao das formaes volitivas, conhecimento direto do caminho que leva cessao das formaes volitivas. Tendo o conhecimento direto disso, eu o revelei aos bhikkhus, bhikkhunis, discpulos leigos, para que esta vida santa se torne bem sucedida e prspera, extensa, popular, expandida, bem proclamada entre os devas e humanos."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 13 Junho 2005

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