Samyutta Nikaya XLV.8

Magga-vibhanga Sutta

Uma Anlise do Caminho

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Em Savatthi. Bhikkhus, eu ensinarei e analisarei para vocs o Nobre Caminho ctuplo. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E qual, bhikkhus, o Nobre Caminho ctuplo? Entendimento Correto, Pensamento Correto, Linguagem Correta, Ao Correta, Modo de Vida Correta, Esforo Correto, Ateno Plena Correta, Concentrao Correta.

"E o que o entendimento correto? Compreenso do sofrimento, compreenso da origem do sofrimento, compreenso da cessao do sofrimento, compreenso do caminho da prtica que conduz cessao do sofrimento. A isto se chama entendimento correto.

E o que pensamento correto? O pensamento de renncia, o pensamento de no m vontade, o pensamento de no crueldade. A isto se chama pensamento correto."

"E o que a linguagem correta? Abster-se da linguagem mentirosa, da linguagem maliciosa, da linguagem grosseira e da linguagem frvola. A isto se chama linguagem correta."

"E o que ao correta? Abster-se de tirar a vida de outros seres, abster-se de tomar aquilo que no for dado, abster-se da conduta sexual imprpria. A isto se chama de ao correta."

"E o que modo de vida correto? Aqui um nobre discpulo, tendo abandonado o modo de vida incorreto, obtm o seu sustento atravs do modo de vida correto. A isto se chama modo de vida correto."

"E o que esforo correto? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu gera desejo para que no surjam estados ruins e prejudiciais que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (ii) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (iii) Ele gera desejo para que surjam estados benficos que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (iv) Ele gera desejo para a continuidade, o no desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realizao atravs do desenvolvimento de estados benficos que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. A isto se denomina esforo correto."

"E o que ateno plena correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo - ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (ii) Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (iii) Ele permanece contemplando a mente como mente - ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (iv) Ele permanece contemplando os objetos mentais como objetos mentais - ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. A isto se denomina ateno plena correta.

"E o que concentrao correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. (ii) Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. (iii) Abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. (iv) Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. A isto se denomina concentrao correta."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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