Samyutta Nikaya XLVI.53

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Fogo

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Ento, ao amanhecer, vrios bhikkhus se vestiram e tomando as suas tigelas e os mantos externos foram para Savatthi para esmolar alimentos. Ento, eles pensaram: Ainda muito cedo para esmolar alimentos em Savatthi. E se ns fossemos at o parque dos errantes de outras seitas, e assim eles foram at o parque dos errantes de outras seitas e ao chegar os cumprimentaram. Quando a conversa amigvel e corts havia terminado, eles sentaram a um lado. Os errantes lhes disseram:

Amigos, o contemplativo Gotama ensina o Dhamma aos seus discpulos deste modo: Venham, bhikkhus, abandonem os cinco obstculos, as corrupes da mente que enfraquecem a sabedoria e desenvolvam corretamente os sete fatores da iluminao. Ns tambm ensinamos aos nossos discpulos deste modo: Venham, amigos, abandonem os cinco obstculos, as corrupes da mente que enfraquecem a sabedoria, e desenvolvam corretamente os sete fatores da iluminao. Qual ento a distino, amigos, qual a variao, qual a diferena entre o ensinamento do Dhamma do contemplativo Gotama e o nosso, entre as instrues dele e as nossas?

Ento, aqueles bhikkhus nem aprovaram nem desaprovaram as palavras dos errantes. Sem dizer isto ou aquilo eles se levantaram dos seus assentos e foram embora, pensando: Devemos entender o significado dessas palavras na presena do Abenoado.

Depois de terem esmolado alimentos em Savatthi e retornado, aps a refeio, eles foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e relataram o que havia ocorrido. [O Abenoado disse:]

Bhikkhus, os errantes de outras seitas que assim falam devem ser questionados da seguinte forma: Amigos, quando a mente se torna letrgica, o desenvolvimento de quais fatores da iluminao inoportuno nessa ocasio e o desenvolvimento de quais fatores oportuno nessa ocasio? Ento, amigos, quando a mente fica excitada, o desenvolvimento de quais fatores da iluminao inoportuno nessa ocasio e o desenvolvimento de quais fatores oportuno nessa ocasio? Sendo questionados dessa forma, os errantes de outras seitas fracassaro na exposio desse assunto, e mais ainda, eles se metero em dificuldades. Por que isso? Porque no o territrio deles. Bhikkhus, eu no vejo ningum no mundo com os seus devas, Maras e Brahmas, esta populao com os seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo, que pudesse satisfazer a mente com uma resposta a essas questes, exceto o Tathagata ou os seus discpulos, ou algum que tenha aprendido com eles.

(I. A mente letrgica: inoportuno)

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar letrgica, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da tranqilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e difcil estimul-la com essas coisas.

Suponham, bhikkhus, que um homem queira fazer com que um pequeno fogo se incendeie. Se ele adicionar capim molhado, estrume de vaca molhado e madeira molhada naquele fogo, espirrar gua e espalhar terra sobre ele, seria esse homem capaz de fazer com que aquele pequeno fogo se incendeie?

No, venervel senhor.

Da mesma maneira, bhikkhus, numa ocasio em que a mente ficar letrgica, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da tranqilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e difcil estimul-la com essas coisas.

(II. A mente letrgica: oportuno)

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar letrgica, oportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e fcil estimul-la com essas coisas.

Suponham, bhikkhus, que um homem queira fazer com que um pequeno fogo se incendeie. Se ele adicionar capim seco, estrume de vaca seco e madeira seca naquele fogo, sopr-lo e no espalhar terra sobre ele, seria esse homem capaz de fazer com que aquele pequeno fogo se incendeie?

Sim, venervel senhor.

Da mesma maneira, bhikkhus, numa ocasio em que a mente ficar letrgica, oportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e fcil estimul-la com essas coisas.

(III. A mente excitada: inoportuno)

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar excitada, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e difcil acalm-la com essas coisas.

Suponham, bhikkhus, que um homem queira apagar uma grande fogueira. Se ele adicionar capim seco, estrume de vaca seco e madeira seca naquele fogo, sopr-lo e no espalhar terra sobre ele, seria o homem capaz de apagar aquela grande fogueira?

No, venervel senhor.

Da mesma maneira, bhikkhus, numa ocasio em que a mente ficar excitada, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e difcil acalm-la com essas coisas.

(IV. A mente excitada: oportuno)

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar excitada, oportuno desenvolver o fator da iluminao da tranqilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e fcil acalm-la com essas coisas.

Suponham, bhikkhus, que um homem queira apagar uma grande fogueira. Se ele adicionar capim molhado, estrume de vaca molhado e madeira molhada naquela fogueira, espirrar gua, e espalhar terra sobre ela, seria esse homem capaz de apagar aquela grande fogueira?

Sim, venervel senhor.

Da mesma maneira, bhikkhus, numa ocasio em que a mente ficar excitada, oportuno desenvolver o fator da iluminao da tranqilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e fcil acalm-la com essas coisas.

Mas a ateno plena, bhikkhus, eu digo sempre benfica. [1]

 


 

Notas:

[1] A ateno plena sempre desejvel, da mesma forma como o sal e um primeiro ministro habilidoso. O sal reala o sabor de todo caril (curry) e um primeiro ministro habilidoso capaz de realizar todas tarefas do estado, da mesma forma a conteno da mente excitada e o esforo da mente letrgica so realizados pela ateno plena e sem a ateno plena isso no possvel. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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