Samyutta Nikaya XLVI.6

Kundaliya Sutta

Kundaliya

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Em certa ocasio, o Abenoado estava em Saketa no Parque do Gamo de Anjana. Ento, o errante Kundaliya foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e disse:

Mestre Gotama, eu sou um daqueles que permanece nos parques monsticos e freqenta assemblias. Depois da refeio, quando j terminei meu desjejum, meu hbito vagar e perambular de parque em parque, de jardim em jardim. L eu vejo alguns contemplativos e brmanes participando em discusses com o propsito de defenderem as suas prprias doutrinas em debate e condenar [as doutrinas dos outros]. Mas por qual propsito vive o Mestre Gotama?

Kundaliya, o Tathagata vive pelo benefcio e fruto do verdadeiro conhecimento e libertao.

Mas, Mestre Gotama, quais coisas, quando desenvolvidas e cultivadas, realizam o verdadeiro conhecimento e libertao?

Os sete fatores da iluminao, Kundaliya, quando desenvolvidos e cultivados realizam o verdadeiro conhecimento e libertao.

Mas, Mestre Gotama, quais coisas, quando desenvolvidas e cultivadas, realizam os sete fatores da iluminao?

Os quatro fundamentos da ateno plena, Kundaliya, quando desenvolvidos e cultivados realizam os sete fatores da iluminao.

Mas, Mestre Gotama, quais coisas, quando desenvolvidas e cultivadas, realizam os quatro fundamentos da ateno plena?

Os trs tipos de conduta benfica, Kundaliya, quando desenvolvidos e cultivados realizam os quatro fundamentos da ateno plena.

Mas, Mestre Gotama, quais coisas, quando desenvolvidas e cultivadas, realizam os trs tipos de conduta benfica?

A conteno das faculdades dos sentidos, Kundaliya, quando desenvolvida e cultivada realiza os trs tipos de conduta benfica.

E como, Kundaliya, a conteno das faculdades dos sentidos desenvolvida e cultivada para realizar os trs tipos de conduta benfica? Neste caso, Kundaliya, tendo visto uma forma agradvel com o olho, um bhikkhu no a deseja ou fica excitado com ela, ou gera cobia por ela. O seu corpo permanece firme e a sua mente permanece firme, tranquilos no interior e bem libertados. E tendo visto uma forma desagradvel com o olho, ele no fica consternado por isso, no fica intimidado, no fica deprimido, ele permanece sem m vontade. O seu corpo permanece firme e a sua mente permanece firme, tranquilos no interior e bem libertados.

Alm disso, Kundaliya, tendo ouvido um som agradvel com o ouvido ... tendo cheirado um aroma agradvel com o nariz ... tendo saboreado um sabor agradvel com a lngua ... tendo tocado um tangvel agradvel com o corpo ... tendo conscientizado um objeto mental agradvel com a mente, um bhikkhu no o deseja, ou fica excitado com ele ou gera cobia por ele. O seu corpo permanece firme e a sua mente permanece firme, tranquilos no interior e bem libertados. E tendo ouvido um som desagradvel com o ouvido ... tendo conscientizado um objeto mental desagradvel com a mente, ele no fica consternado por isso, no fica intimidado, no fica deprimido, ele permanece sem m vontade. O seu corpo permanece firme e a sua mente permanece firme, tranquilos no interior e bem libertados.

Quando, Kundaliya, depois de ter visto uma forma com o olho, o corpo e a mente do bhikkhu permanecerem firmes, tranquilos no interior e bem libertados em relao a ambas, as formas agradveis e as desagradveis; quando, depois dele ter ouvido um som com o ouvido ... cheirado um aroma com o nariz ... saboreado um sabor com a lngua ... tocado um tangvel com o corpo ... conscientizado um objeto mental com a mente, o corpo e a mente do bhikkhu permanecerem firmes, tranquilos no interior e bem libertados em relao a ambos, os objetos mentais agradveis e os desagradveis, ento a sua conteno das faculdades dos sentidos ter sido desenvolvida e cultivada para ele realizar os trs tipos de conduta benfica.

E como, Kundaliya, os trs tipos de conduta benfica so desenvolvidos e cultivados para realizar os quatro fundamentos da ateno plena? Neste caso, Kundaliya, tendo abandonado a conduta corporal imprpria, um bhikkhu desenvolve a conduta corporal apropriada; tendo abandonado a conduta verbal imprpria, um bhikkhu desenvolve a conduta verbal apropriada; tendo abandonado a conduta mental imprpria, um bhikkhu desenvolve a conduta mental apropriada. dessa forma que os trs tipos de conduta benfica so desenvolvidos e cultivados para realizar os quatro fundamentos da ateno plena.

E como, Kundaliya, os quatro fundamentos da ateno plena so desenvolvidos e cultivados para realizar os sete fatores da iluminao? Neste caso, Kundaliya, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... a mente como mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. dessa forma que os quatro fundamentos da ateno plena so desenvolvidos e cultivados para realizar os sete fatores da iluminao.

E como, Kundaliya, os sete fatores da iluminao so desenvolvidos e cultivados para realizar o verdadeiro conhecimento e libertao? Neste caso, Kundaliya, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono [1] ... ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. dessa forma que os sete fatores da iluminao so desenvolvidos e cultivados para realizar o verdadeiro conhecimento e libertao.

Quando isso foi dito, o errante Kundaliya disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como o discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.

 


 

Notas:

[1] O afastamento, (viveka), pode ser de cinco tipos: (i) em relao a um aspecto em particular (temporrio, atravs da prtica de insight); (ii) atravs da supresso (temporrio, ao alcanar os jhanas); (iii) atravs da erradicao (permanente, atravs do caminho supramundano); (iv) atravs do apaziguamento ( permanente, atravs do fruto do caminho supramundano); (v) atravs da escapatria (permanente, em Nibbana). A mesma explicao se aplica ao desapego, (viraga), e cessao, (nirodha). O abandono se refere ao abandono das contaminaes. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

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