Samyutta Nikaya XLVII.9

Gilana Sutta

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Assim ouvi. [1] Em certa ocasio o Abenoado estava em Vesali em Beluvagamaka. L ele se dirigiu aos monges desta forma:

Venham, bhikkhus, entrem no retiro das chuvas onde quer que vocs tenham amigos, conhecidos e familiares nas proximidades de Vesali. Eu mesmo irei entrar no retiro das chuvas aqui em Beluvagamaka.

Sim, venervel senhor, aqueles bhikkhus responderam e eles entraram no retiro das chuvas onde tinham amigos, conhecidos e familiares nas proximidades de Vesali, enquanto que o Abenoado entrou no retiro das chuvas ali mesmo em Beluvagamaka.

Ento, quando o Abenoado havia entrado no retiro das chuvas, ele foi acometido por uma grave enfermidade e dores terrveis prximas da morte o assaltaram. Mas o Abenoado suportou aquilo, com ateno plena e plena conscincia, sem ficar aflito. Ento este pensamento ocorreu ao Abenoado: No apropriado que eu realize o parinibbana sem ter falado com os meus assistentes e sem ter me despedido da Sangha dos Bhikkhus. Que eu ento suprima esta enfermidade atravs da energia e siga vivendo, tendo decidido pela formao vital.[2] Ento, o Abenoado suprimiu aquela enfermidade atravs da energia e seguiu vivendo, tendo decidido pela formao vital.

O Abenoado ento se recuperou daquela enfermidade. Pouco tempo depois dele haver se recuperado, ele saiu da sua moradia e sentou num assento que havia sido preparado sombra atrs da habitao. Ento, o Venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: esplndido, venervel senhor que o Abenoado esteja resistindo bem, esplndido que ele tenha se recuperado! Mas, venervel senhor, quando o Abenoado estava enfermo foi como se o meu corpo estivesse sedado, eu me senti perdido, as coisas no estavam claras para mim. Todavia, eu tinha este tanto de consolo: que o Abenoado no iria realizar o parinibbana sem ter feito algum pronunciamento relacionado Sangha dos Bhikkhus.

O que mais, Ananda, espera de mim a Sangha dos Bhikkhus? Eu ensinei o Dhamma sem fazer qualquer distino entre ensinamentos esotricos e exotricos, no h nada, Ananda, concernente aos ensinamentos que o Tathagata tenha retido at o final com o punho cerrado de um mestre que no transmite todos os ensinamentos. Se, Ananda, algum pensar, Eu assumirei o controle da Sangha dos Bhikkhus, ou A Sangha dos bhikkhus est sob o meu comando, ele que deveria fazer um pronunciamento desses para a Sangha dos Bhikkhus. Mas, o Tathagata no pensa assim, Eu assumirei o controle da Sangha dos Bhikkhus, ou A Sangha dos bhikkhus est sob o meu comando, ento porque deveria o Tathagata fazer algum pronunciamento desses para a Sangha dos Bhikkhus? Eu agora estou velho, Ananda, com a idade avanada, atribulado pelos anos, avanado na vida, j no ltimo estgio. Este o meu octogsimo ano. Assim como uma carroa velha mantida por meio de ataduras, da mesma forma o corpo do Tathagata mantido por meio de uma combinao de ataduras. Sempre que, Ananda, atravs da no ateno a todos os sinais e pela cessao de certas sensaes, o Tathagata entra e permanece na concentrao sem sinais da mente, nessa ocasio, Ananda, o corpo do Tathagata fica mais confortvel.

Portanto, Ananda, sejam ilhas para vocs mesmos, refgios para vocs mesmos, buscando nenhum refgio externo; com o Dhamma como a sua ilha, o Dhamma como o seu refgio, buscando nenhum outro refgio. E como, Ananda, um bhikkhu uma ilha para ele mesmo, um refgio para ele mesmo, buscando nenhum refgio externo; com o Dhamma como a sua ilha, o Dhamma como o seu refgio, buscando nenhum outro refgio? Neste caso, Ananda, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Esses bhikkhus, Ananda, que agora ou depois que eu me for, permanecerem como uma ilha para eles mesmos, como um refgio para eles mesmos, sem nada mais como refgio, com o Dhamma como uma ilha, o Dhamma como refgio, sem nada mais como refgio, eles sero para mim os bhikkhus mais eminentes dentre aqueles que tm interesse em aprender.

 


 

Notas:

[1] Este incidente tambm aparece no Mahaparinibbana Sutta (DN 16.2.21) . O comentrio diz que isto ocorreu dez meses antes da morte do Buda. [Retorna]

[2] A formao vital a vida em si bem como a realizao do fruto (do estado de arahant), atravs do qual a vida vitalizada, sustentada, prolongada. O significado conciso seria Eu vou obter a realizao do fruto, que capaz de prolongar a vida. Ele entrou naquela realizao com a determinao, Que a dor no surja por outros dez meses, e a dor suprimida pela realizao, no surgiu por outros dez meses. [Retorna]

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Revisado: 3 Fevereiro 2007

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