Samyutta Nikaya XVIII.10

Khandha Sutta

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Ento o Venervel Rahula se aproximou do Abenoado e depois de cumpriment-lo, sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, seria bom se o Abenoado me ensinasse o Dhamma de forma resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abenoado eu possa permanecer s, isolado, diligente, ardente e decidido.

Rahula, o que voc pensa? A forma permanente ou impermanente? Impermanente, venervel senhor. Aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. Aquilo que impermanente, sofrimento e sujeito mudana adequado que se considere assim: Isso meu, isso eu sou, isso o meu eu? No, venervel senhor.

A sensao ... percepo .... formaes volitivas ... conscincia permanente ou impermanente? Impermanente, venervel senhor. Aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. Aquilo que impermanente, sofrimento e sujeito mudana adequado que se considere assim: Isso meu, isso eu sou, isso o meu eu? No, venervel senhor.

Vendo dessa forma, Rahula, um nobre discpulo bem instrudo experimenta o desencantamento em relao forma, desencantamento em relao sensao, desencantamento em relao percepo, desencantamento em relao s formaes, desencantamento em relao conscincia. Experimentando o desencantamento ele se desapega. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser em nenhum estado.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

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