Samyutta Nikaya XXII.150

Ajjhatta Sutta

No nosso ntimo

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Em Savatthi. Bhikkhus, quando existe o qu, atravs do apego a qu, devido adeso a qu, surgem o prazer e a dor no nosso ntimo?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Quando existe a forma, bhikkhus, atravs do apego forma, devido adeso forma, o prazer e a dor surgem no nosso ntimo. Quando existe a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, atravs do apego conscincia, devido adeso conscincia, o prazer e a dor surgem no nosso ntimo.

O que vocs pensam, bhikkhus, a forma permanente ou impermanente?

Impermanente, senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, senhor.

Mas sem se o apego quilo que impermanente, sofrimento e sujeito a mudanas, o prazer e a dor poderiam surgir no nosso ntimo?

No, venervel senhor.

A sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia permanente ou impermanente?

Impermanente, senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, senhor.

Mas sem o apego quilo que impermanente, sofrimento e sujeito a mudanas, o prazer e a dor poderiam surgir no nosso ntimo?

No, venervel senhor.

Vendo dessa forma, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com a forma, desencanta com a sensao, desencanta com a percepo, desencanta com as formaes volitivas, desencanta com a conscincia. Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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