Samyutta Nikaya XXII.80

Pindolya Sutta

Mendicante

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Em certa ocasio o Abenoado estava entre os Sakyas, em Kapilavatthu, no Parque de Nigrodha. Ento, depois de ter dispensado os bhikkhus devido a uma razo em particular, [1] ao amanhecer, o Abenoado se vestiu e tomando a tigela e o manto externo foi para Kapilavatthu para esmolar alimentos. Depois de haver esmolado em Kapilavatthu e de haver retornado, aps a refeio ele foi at a Grande Floresta para passar o resto do dia. Tendo entrado no bosque, ele se sentou ao p de uma marmeleira-da-ndia.

Ento, estando s em isolamento, o seguinte pensamento surgiu na mente do Abenoado: [2] A Sangha dos bhikkhus foi dispensada por mim. Aqui h bhikkhus novos, que acabam de entrar para a vida santa, que recm-chegaram neste Dhamma e Disciplina. Se eles no tiverem a oportunidade de me ver, poder ocorrer neles alguma mudana ou alterao. [3] Tal como quando um bezerro tenro no v a me poder nele ocorrer alguma mudana ou alterao, assim tambm, h bhikkhus novos, que acabam de entrar para a vida santa, que recm-chegaram neste Dhamma e Disciplina. Se eles no tiverem a oportunidade de me ver, poder ocorrer neles alguma mudana ou alterao. Tal como quando mudas tenras no obtm gua, poder nelas ocorrer alguma mudana ou alterao, assim tambm, h bhikkhus novos, que acabam de entrar para a vida santa, que recm-chegaram neste Dhamma e Disciplina. Se eles no tiverem a oportunidade de me ver, poder ocorrer neles alguma mudana ou alterao. Que eu agora demonstre compaixo para com a Sangha dos bhikkhus, como costumava demonstrar no passado.

Ento o Brahma Sahampati soube com a sua mente o pensamento na mente do Abenoado, com a mesma rapidez com que um homem forte pode estender o seu brao flexionado ou flexionar o seu brao estendido, Brahma Sahampati desapareceu do mundo de Brahma e apareceu na frente do Abenoado. Ele arrumou o seu manto externo sobre o ombro e juntou as mos numa reverenciosa saudao, dizendo:

Assim , Abenoado! Assim , Iluminado! A Sangha dos bhikkhus foi dispensada pelo Abenoado. Aqui h bhikkhus novos, que acabam de entrar para a vida santa ... (igual acima, incluindo os smiles) ... se eles no tiverem a oportunidade de ver o Abenoado, poder ocorrer neles alguma mudana ou alterao. Venervel senhor, que o Abenoado se deleite com a Sangha dos bhikkhus; venervel senhor, que o Abenoado d as boas vindas Sangha dos bhikkhus; venervel senhor, que o Abenoado agora demonstre compaixo para com a Sangha dos bhikkhus, como ele costumava demonstrar no passado.

O Abenoado concordou em silncio. Ento, sabendo que o Abenoado havia concordado, o Brahma Sahampati levantou do seu assento, e depois de homenagear o Abenoado, mantendo-o sua direita, partiu.

Ento depois de anoitecer o Abenoado saiu do seu isolamento e foi at o Parque de Nigrodha. Ele sentou num assento que havia sido preparado e realizou tamanha faanha de modo que os bhikkhus viessem tmidos, ss e em pares. [4] Ento aqueles bhikkhus foram at o Abenoado, tmidos, ss e em pares, e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado. O Abenoado disse:

Bhikkhus, este o modo de vida mais baixo, isto , esmolar comida. No mundo esse um termo ofensivo: Voc um pedinte de comida, voc anda por a com uma tigela de mendicante nas mos! E no entanto, bhikkhus, membros de um cl que intencionam o bem, adotam esse modo de vida com base num motivo justo. No porque eles foram forados por reis que eles fazem isso, nem porque foram forados por ladres, nem porque tm dvidas, ou por medo, e tampouco para obter sustento. Mas eles assim fazem com o pensamento: Eu sou uma vtima do nascimento, envelhecimento e morte, da tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero; eu sou uma vtima do sofrimento, uma presa do sofrimento. Com certeza, um fim a toda essa massa de sofrimento pode ser apreendido.

desse modo, bhikkhus, que um membro de um cl segue a vida santa. No entanto, ele cobioso, inflamado pela cobia pelos prazeres sensuais, com a mente cheia de m vontade, com as intenes corrompidas pela raiva, com a mente confusa, sem plena conscincia, desconcentrado, com a mente dispersa, com as faculdades dos sentidos descontroladas. Tal como um pedao de lenha de uma pira funerria, ardendo em ambas pontas e suja de excremento no meio, no pode ser usado como madeira no vilarejo ou na floresta, da mesma forma eu falo dessa pessoa: ele perdeu os prazeres de um chefe de famlia sem no entanto preencher os requisitos do ascetismo.

H, bhikkhus, trs tipos de pensamentos ruins e prejudiciais: pensamentos de sensualidade, pensamentos de m vontade, pensamentos de crueldade. E onde, bhikkhus, esses trs tipos de pensamentos ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio? Naquele que permanece com a mente bem estabelecida nos quatro fundamentos da ateno plena, ou naquele que desenvolve a concentrao sem sinais da mente. [5] Isso motivo suficiente, bhikkhus, para desenvolver a concentrao sem sinais. Quando a concentrao sem sinais desenvolvida e cultivada, bhikkhus, ela produz grandes frutos e benefcios.

Bhikkhus, h esses dois tipos de idias: a idia da existncia e a idia da no existncia. [6] Com relao a isso, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo reflete assim: H algo no mundo a que eu poderia me apegar que no seja criticvel? Ele compreende assim: No h nada no mundo a que eu possa me apegar que no seja criticvel. Pois se eu tiver apego, ser apenas forma que estarei me apegando, apenas sensao ... apenas percepo ... apenas s formaes volitivas ... apenas conscincia que estarei me apegando. Com esse meu apego como condio, surgiria o ser/existir; com o ser/existir como condio, o nascimento; com o nascimento como condio, o envelhecimento, morte, tristeza lamentao, dor, angstia e desespero surgiriam. Essa seria a origem de toda essa massa de sofrimento. [7]

O que vocs pensam, bhikkhus, a forma permanente ou impermanente? ... a sensao ... a percepo ... as formaes volitivas ... a conscincia permanente ou impermanente?

Impermanente, venervel senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, venervel senhor.

E adequado considerar o que impermanente, sofrimento, sujeito a mudanas como: 'Isso meu. Isso sou eu. Isso o meu eu?

No, venervel senhor.

Vendo dessa forma, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com a forma, se desencanta com a sensao, se desencanta com a percepo, se desencanta com as formaes volitivas, se desencanta com a conscincia. Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


Notas:

[1] Spk: Depois de passar o retiro das chuvas em Savatthi, o Buda foi com uma grande comitiva de bhikkhus para Kapilavatthu. Quando eles chegaram os Sakyas vieram receb-los com muitas oferendas para a Sangha. Uma discusso barulhenta irrompeu entre os bhikkhus por conta da distribuio das oferendas e foi por essa razo que o Buda os dispensou. Ele queria ensinar-lhes que no foi por conta de oferendas que eles seguiram a vida santa, mas por conta do estado de arahant. [Retorna]

[2] Um trecho semelhante aparece no MN 67 exceto que nesse caso os Sakyas fazem o pedido ao Buda que seguido pelo Brahma Sahampati que faz o mesmo apelo ao Buda. Na verso do MN os smiles esto invertidos. [Retorna]

[3] Esta mesma expresso mudana e alterao empregada no MN 87 com o sentido de enfermidade sria ou morte. [Retorna]

[4] Spk: Porque o Buda realizou essa faanha? Pelo bem-estar deles, pois se eles viessem em grupos eles no teriam demonstrado respeito pelo Buda e nem estariam numa posio para receber o ensinamento do Dhamma. Mas vindo tmidos, envergonhados, ss e em pares, eles demonstraram respeito e estavam preparados para receber o ensinamento do Dhamma. [Retorna]

[5] Com relao concentrao sem sinais da mente, veja o MN 43. [Retorna]

[6] Veja o SN XII.15. [Retorna]

[7] O Buda conecta o apego que surge com base nos agregados, que so erroneamente tomados como eu ou meu, com a ltima parte da frmula da origem dependente, mostrando dessa forma que o apego o responsvel pela manuteno da continuidade do ciclo de existncias. Veja tambm o MN 75. [Retorna]

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Revisado: 2 Fevereiro 2008

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