Udana I.1

Bodhi (pathama) Sutta

Despertar (1)

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Assim ouvi. Certa ocasio, o Abenoado estava em Uruvela s margens do rio Neranjara ao p de uma figueira-dos-pagodes, pouco tempo depois de ter alcanado a perfeita iluminao ele ficou sentado em meditao sob a sombra dessa rvore por sete dias sem parar, sensvel felicidade da libertao. Ao final de sete dias, aps emergir daquela concentrao, na terceira viglia da noite, ele considerou minuciosamente a origem dependente em ordem progressiva, dessa forma:

Quando existe isso, aquilo existe.
Com o surgimento disso, aquilo surge.
Quando no existe isso, aquilo tambm no existe.
Com a cessao disto, aquilo cessa.

Em outras palavras:

"Da ignorncia como condio, as formaes [surgem]
Das formaes como condio, a conscincia
Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma)
Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos.
Das seis bases dos sentidos como condio, o contato
Do contato como condio, as sensaes.
Das sensaes como condio, o desejo
Do desejo como condio, o apego.
Do apego como condio, ser/existir
Do ser/existir como condio, o nascimento
Do nascimento como condio, o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero
Essa a origem dessa massa de sofrimento.

Ento, dando-se conta do significado disso, o Abenoado nessa ocasio exclamou:

Quando os fenmenos ficam mais claros
para o brmane ardente, absorto -
todas as suas dvidas desaparecem pois ele compreende
cada coisa junto com a sua condio.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Outubro 2014

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