Udana I.2

Bodhi (dutiya) Sutta

Despertar (2)

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Assim ouvi. Certa ocasio, o Abenoado estava em Uruvela s margens do rio Neranjara ao p de uma figueira-dos-pagodes, pouco tempo depois de ter alcanado a perfeita iluminao ele ficou sentado em meditao sob a sombra dessa rvore por sete dias sem parar, sensvel felicidade da libertao. Ao final de sete dias, aps emergir daquela concentrao, na terceira viglia da noite, ele considerou minuciosamente a origem dependente em ordem regressiva, dessa forma:

Quando existe isso, aquilo existe.
Com o surgimento disso, aquilo surge.
Quando no existe isso, aquilo tambm no existe.
Com a cessao disto, aquilo cessa.

Em outras palavras:

"Da cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia, cessam as formaes
Da cessao das formaes, cessa a conscincia
Da cessao da conscincia, cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma)
Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), cessam as seis bases dos sentidos
Da cessao das seis bases dos sentidos, cessa o contato
Da cessao do contato, cessam as sensaes
Da cessao das sensaes, cessa o desejo
Da cessao do desejo, cessa o apego
Da cessao do apego, cessa o ser/existir
Da cessao do ser/existir, cessa o nascimento
Da cessao do nascimento, ento envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, todos cessam. Essa a cessao dessa massa de sofrimento.

Ento, dando-se conta do significado disso, o Abenoado nessa ocasio exclamou:

Quando os fenmenos ficam mais claros
para o brmane ardente, absorto -
todas as suas dvidas desaparecem pois ele compreende
a completa destruio das condies.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Outubro 2014

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