Udana VI.6

Tittha (tatiya) Sutta

Sectrios (3)

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Agora naquela ocasio havia em Savatthi vrios brmanes, contemplativos e errantes de vrias seitas com distintas idias, distintas opinies, distintas crenas e eles dependiam das suas distintas idias para o seu sustento. Alguns contemplativos e brmanes tinham este entendimento, esta doutrina: O eu e o mundo so eternos. Somente isso verdadeiro; todo o restante falso.

Alguns contemplativos e brmanes tinham este entendimento, esta doutrina: O eu e o mundo no so eternos ... O eu e o mundo so ambos eternos e no eternos ... O eu e o mundo no so nem eternos e tampouco no eternos ... O eu e o mundo so produzidos por si mesmo ... O eu e o mundo so produzidos pelos outros ... O eu e o mundo so ambos produzidos por si mesmo e pelos outros ... O eu e o mundo no so nem produzidos por si mesmo e tampouco pelos outros, mas surgem sem uma causa.

O prazer e a dor, o eu e o mundo, so produzidos por si mesmo, ... pelos outros ... ambos produzidos por si mesmo e pelos outros ... no so nem produzidos por si mesmo e tampouco pelos outros, mas surgem sem uma causa. Somente isso verdadeiro; todo o restante falso.

E eles estavam assim envolvidos em rixas e brigas, mergulhados em discusses, apunhalando uns aos outros usando as palavras como adagas, dizendo, O Dhamma assim, no assado. O Dhamma no assado, assim.

Ento, ao amanhecer, um grande nmero de bhikkhus se vestiram e tomando a tigela e o manto externo, foram para Savatthi para esmolar alimentos. Depois de haver esmolado em Savatthi e de haver retornado, aps a refeio eles foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e disseram: Venervel senhor, h em Savatthi vrios brmanes, contemplativos e errantes de vrias seitas com distintas idias, distintas opinies, distintas crenas e eles dependem das suas distintas idias para o seu sustento ... e eles esto envolvidos em rixas e brigas, mergulhados em discusses, apunhalando uns aos outros usando as palavras como adagas, dizendo, O Dhamma assim, no assado. O Dhamma no assado, assim.

Bhikkhus, os errantes de outras seitas so cegos e sem viso. Eles no compreendem aquilo que benfico e aquilo que prejudicial. Eles no entendem o que o Dhamma e o que o no-Dhamma. Sem compreender aquilo que benfico e aquilo que prejudicial, sem entender o que o Dhamma e o que o no-Dhamma, eles permanecem envolvidos em rixas e brigas, mergulhados em discusses, apunhalando uns aos outros usando as palavras como adagas, dizendo, O Dhamma assim, no assado. O Dhamma no assado, assim.

Ento, dando-se conta do significado disso, o Abenoado nessa ocasio exclamou:

A humanidade est apegada produo por si mesmo
ou produo pelos outros.
Aqueles que no compreendem isso
no vm isso como uma flecha.

Mas algum que v como na verdade ,
tendo removido a flecha,
no pensa 'eu sou o agente,'
tampouco pensa 'o outro o agente.'

A humanidade est tomada pela presuno,
agrilhoada pela presuno, atada pela presuno.
Enraivecidos defendendo as suas idias,
no h como superar o samsara.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Outubro 2014

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