Adhimutta Thera

Versos 705 a 725

 


 

No livro Mindfulness, Bliss, and Beyond, Ajaan Brahmavamso emprega os versos abaixo para ilustrar o grau de desapego da mente de um arahant. Ajaan Brahm diz, "o arahant tendo destrudo todas as percepes de um eu no sente necessidade de ser popular. As suas mentes esto livres da necessidade de impressionar os outros. Tampouco eles experimentaro o medo, visto que no tm nada a perder. Os versos abaixo descrevem um desses destemidos, o arahant Adhimutta Thera num dilogo com alguns ladres."



Os ladres:

"Aqueles que sacrificamos,
ou roubamos suas riquezas contra a sua vontade,
todos estremeceram, balbuciando com medo."

"Mas voc nem parece estar com medo,
com sua complexo brilhante;
sereno e calmo, voc no se lamenta
quando confrontado com o maior perigo, a morte. "


Adhimutta:

"No h sofrimento na mente
quando a cobia foi deixada para trs;
e realmente, Chefe, todos os medos so superados
naquele que para sempre cortou as suas amarras."

"Quando aquilo que leva a um futuro nascimento
foi destrudo, e quando os fenmenos
so vistos com sabedoria tal como eles realmente so,
no h medo da morte; um fardo foi deposto."

"A vida santa foi bem vivida por mim;
o caminho foi desenvolvido at o fim.
No tenho medo da morte, assim como
no temo a desolao de uma doena."

"A vida santa foi bem vivida por mim;
o caminho foi desenvolvido at o fim.
o ser/existir visto como banal e desprovido de qualquer sentido;
eu cuspi o veneno que costumava beber."

"Para aquele que alcanou a outra margem,
para quem no h mais apego, que fez o que deveria ser feito,
em quem as impurezas da mente cessaram,
h deleite com o final conclusivo da vida,
tal como algum se delicia com a liberdade do cadafalso."

"Eu realizei a mais elevada verdade, suprema;
o mundo no tem mais nada para me oferecer.
Na morte no h tristeza, ela traz o alvio,
tal como ser resgatado de uma casa em chamas."

"O grande sbio deixou claro para ns:
'O que quer que aqui tenha surgido,
onde quer que seja obtida o ser/existir,
tudo isso no foi criado por um deus governante.'"

"Quem sabe isso tal como o Buda ensinou,
no se apega ao ser/existir, da mesma forma como algum
no se apegaria a uma bola de ferro incandescente."

"Para mim no h 'eu fui',
nem ocorre o pensamento, 'eu serei'.
Quando estas formaes terminam e cessam,
observando-as, o que h para lamentar?"

"Apenas o surgimento de puros fenmenos,
a persistncia de puras formaes com suas causas,
vistos como na verdade so, no h medo, Chefe."

"Quando algum com sabedoria olha para o mundo
da mesma forma como olha para um monte de capim e gravetos,
no se pode encontrar um proprietrio;
no haver tristeza, porque no h 'meu'."

"Estou cansado deste cadver, e estou farto;
o ser/existir perdeu seu encanto, e no haver
nenhum outro cadver quando este corpo sofrer a dissoluo."

"Faam como quiserem, faam o que vocs tm de fazer.
mas por conta deste cadver aqui,
no haver nenhum dio ou afeio como conseqncia."


Diante dessas palavras arrepiantes e extraordinrias, Os ladres abaixaram suas espadas e disseram o seguinte:
"Venervel senhor, o que voc fez e quem seu instrutor,
quais ensinamentos que levam algum a tal liberdade de todo o sofrimento?"


Adhimutta:

"Que tudo conhece e tudo v, o Conquistador e Vitorioso,
de compaixo infinita foi meu instrutor;
ele o mestre do mundo e tambm seu mdico.

"Ele me ensinou este Dhamma incomparvel levando cessao,
que, quando cultivado conduz libertao de toda tristeza."

Agora, tendo ouvido estas palavras, bem ditas pelo sbio,
com espadas abaixadas e as suas armas deixadas de lado,
alguns ladres desistiram de sua ocupao criminosa,
enquanto que outros deixaram o mundo para viver a vida santa.

Dedicados aos ensinamentos do Bem-aventurado,
desenvolvendo os fatores da iluminao,
os "poderes espirituais", a sabedoria, e a mente superior,
com os coraes alegres e com faculdades maduras,
eles tocaram o estado incondicionado; Nibbana.

 


 

Notas:

Traduzido do Pali para o ingls por Ajaan Cattamalo e para o portugus por Raryel Costa Souza.

 

 

Revisado: 17 Maro 2012

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