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Digha Nikaya

     

Foto da Capa: Museu de Sarnath, Benares, Índia.

O Digha Nikaya (DN) é a primeira coleção de suttas encontrada no Sutta Pitaka. O seu título significa literalmente a Coleção Longa e é assim chamada porque os suttas nela contidos são em geral de tamanho longo quando comparados com as outras coleções de suttas ou Nikayas. Em geral a palavra sutta é traduzida como discurso, mas no contexto do Digha Nikaya muitos discursos se aproximam mais de histórias contadas na maioria dos casos pelo Buda.

O DN é composto de 34 suttas divididos em três partes. O DN é largamente governado pelo objetivo de propagar o Budismo no seu meio cultural. Seus suttas tentam estabelecer a supremacia do Buda e do seu Dhamma sobre os seus concorrentes no cenário religioso e social indiano. Assim, o primeiro sutta do DN analisa as visões filosóficas que o Buda categoricamente rejeitava, o segundo repudia os ensinamentos de seis professores contemporâneos, enquanto muitos dos textos seguintes colocam o Buda em debate contra os Brâmanes e os membros de outras seitas; outros suttas servem o propósito de glorificar o Buda e demonstrar a sua superioridade sobre os deuses, os espíritos da natureza e os ascetas e contemplativos que perambulavam ao longo da planície do Ganges.

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Samyutta Nikaya

     

Foto da Capa: Museu de Sarnath, Benares, Índia.

O Samyutta Nikaya (SN) é a terceira coleção de suttas encontrada no Sutta Pitaka. O seu título significa literalmente Discursos Agrupados por Temas. Os suttas estão agrupados em 5 livros ou seções (Vaggas), sendo que os Vaggas estão divididos em 56 capítulos (samyuttas). O SN contém 2.904 suttas dos quais 1.071 foram traduzidos para o Português, sendo que todos os suttas dos 3 principais samyuttas foram traduzidos: Nidana-samyutta, Khandha-samyutta, Salayatana-samyutta.

Como regra geral os suttas do SN não seriam destinados às pessoas de fora da Sangha ou mesmo aos recém-conversos, mas direcionados aos que já haviam buscado refúgio no Dhamma e se encontravam profundamente imersos no seu estudo e prática.

Com base no seu arranjo temático o SN foi compilado para servir como o repositório dos suttas muito curtos e concisos que revelam os insights radicais do Buda quanto à natureza da realidade e o seu caminho único para a emancipação espiritual. Esta coleção teria atendido às necessidades de dois tipos de discípulos dentro da comunidade monástica.

Primeiro, os especialistas doutrinários, aqueles monges e monjas que eram capazes de compreender as dimensões mais profundas da sabedoria e que tomaram para si a tarefa de esclarecer para os outros os muitos suttas com nuances abstrusas, profundas e delicadas, relacionados a tópicos de peso como a origem dependente, os cinco agregados, as seis bases sensuais, os fatores do caminho e as Quatro Nobres Verdades. Esta coleção seria perfeitamente adequada para aqueles discípulos com inclinação intelectual, que se deliciariam com a exploração das profundas implicações do Dhamma e com o trabalho de explicá-las para os companheiros no caminho espiritual.

O segundo tipo de discípulos, aos quais o SN parece ter sido designado, eram aqueles monges e monjas que já haviam realizado os estágios preliminares do treinamento meditativo e que tinham a intenção de aperfeiçoar os seus esforços com a realização direta da verdade suprema. Como os suttas nesta coleção têm uma importância vital para os meditadores inclinados a realizar o “conhecimento das coisas como elas na verdade são,” eles poderiam muito bem ter constituído o corpo principal de um currículo de estudo compilado para guiar os meditadores na prática do insight.

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Anguttara Nikaya

     

Foto da Capa: Museu de Sarnath, Benares, Índia.

O Angulara Nikaya (AN) é a quarta coleção de suttas encontrada no Sutta Pitaka. O seu título significa literalmente Discursos Fatorados mais Além. Os suttas estão agrupados em onze nipatas de acordo com o número de itens do Dhamma cobertos pelo sutta.

O AN contém suttas curtos cuja principal preocupação é prática. O AN trata a prática sob uma perspectiva ampla variando das observâncias éticas básicas recomendadas para o leigo ocupado, através dos pilares do treinamento da mente, para as mais elevadas realizações meditativas, como o samadhi ou jhanas.

Muitos discursos lidam com a aplicação da prática do Dhamma para a vida no mundo, oferecendo orientação para as relações familiares, de amizade, modo de vida correto, o uso da riqueza, harmonia comunitária e os deveres do governante para com os seus súditos. Por todas estas razões, o AN, mais do que os outros Nikayas, serviu durante séculos como o canal pelo qual os ensinamentos do Buda foram transmitidos para as populações nos países Budistas Theravada do sul da Ásia.

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Khuddaka Nikaya

     

Foto da Capa: Museu de Sarnath, Benares, Índia.

A “Divisão dos Livros Curtos” (Pali khudda = "menor,"), consistindo de 15 "livros", (18 na Birmanesa), incluindo o Udana, Itivuttaka, Sutta Nipata.

O Udana contém 80 suttas sendo que todos foram traduzidos para o Português. O Itivuttaka contém 112 suttas sendo que todos foram traduzidos e o Sutta Nipata contém 71 suttas dos quais 44 foram traduzidos.

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Dhammapada

     

Versos do Dhamma. Desde tempos remotos até os dias de hoje o Dhammapada tem sido considerado como a expressão mais sucinta dos ensinamentos do Buda encontrados no Cânone em Pali. Nos países do Budismo Theravada a influência do Dhammapada está em todos os lugares. É uma fonte fecunda para sermões e discussões, um guia para resolver os incontáveis problemas da vida do dia a dia, uma cartilha para a instrução de noviços nos monastérios.

Agradecimentos ao Marcus Vinícius Marin Leite pela composição deste livro.

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Revisado: 1 Fevereiro 2018

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