Majjhima Nikaya 59

Bahuvedaniya Sutta

Os Muitos Tipos de Sensaes

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika.

2. Ento o carpinteiro Pancakanga [1] foi at o venervel Udayin e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e perguntou:

3. Venervel senhor, quantos tipos de sensaes foram declaradas pelo Abenoado?

Trs tipos de sensaes foram declaradas pelo Abenoado, chefe de famlia: sensaes prazerosas, sensaes dolorosas e sensaes nem dolorosas, nem prazerosas. Esses trs tipos de sensaes foram declaradas pelo Abenoado.

No foram trs tipos de sensaes declaradas pelo Abenoado, venervel Udayin; dois tipos de sensaes foram declaradas pelo Abenoado: sensaes prazerosas e sensaes dolorosas. Essa sensao nem dolorosa, nem prazerosa foi declarada pelo Abenoado como um tipo de sensao pacfica e sublime.

Uma segunda vez e uma terceira vez o venervel Udayin declarou a sua posio, e uma segunda e terceira vez o carpinteiro Pancakanga declarou a dele. Mas o venervel Udayin no pde convencer o carpinteiro Pancakanga nem o carpinteiro Pancakanga pde convencer o venervel Udayin.

4. O venervel Ananda ouviu a conversa deles. Ento ele foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e relatou toda a conversa entre o venervel Udayin e o carpinteiro Pancakanga. Quando ele ele terminou, o Abenoado disse para o venervel Ananda:

5. Ananda, a apresentao de Udayin que o carpinteiro Pancakanga no quis aceitar foi de fato verdadeira e a apresentao do carpinteiro Pancakanga que Udayin no quis aceitar foi de fato verdadeira. Eu declarei dois tipos de sensaes numa apresentao; eu declarei trs tipos de sensaes em outra apresentao; eu declarei cinco tipos de sensaes em outra apresentao; eu declarei seis tipos de sensaes em outra apresentao; eu declarei dezoito tipos de sensaes em outra apresentao; eu declarei trinta e seis tipos de sensaes em outra apresentao; eu declarei cento e oito tipos de sensaes em outra apresentao.[2] Assim como o Dhamma foi mostrado por mim em diferentes apresentaes.

Como o Dhamma foi assim mostrado por mim em diferentes apresentaes, de se esperar que aqueles que no admitem, permitem, nem aceitam aquilo que est bem declarado e bem dito pelos outros, se envolvam em rixas, brigas e discusses e apunhalem uns aos outros usando as palavras como adagas. Mas de se esperar que aqueles que admitem, permitem e aceitam aquilo que est bem declarado e bem dito pelos outros, vivam em concrdia, com apreo mtuo, sem disputas, mesclando como leite e gua, vendo um ao outro com bondade.

6. Ananda, existem esses cinco elementos do prazer sensual. Quais cinco? Formas percebidas pelo olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons percebidos pelo ouvido ... Aromas percebidos pelo nariz ... Sabores percebidos pela lngua ... Tangveis percebidos pelo corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. Agora o prazer e a alegria que surgem na dependncia desses elementos do prazer sensual so chamados de prazer sensual.

7. Se algum dissesse: Esse o mximo em prazer e alegria que os seres experimentam, eu no admitiria isso. Por que no? Porque existe um outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime do que aquele prazer. E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

8. Se algum dissesse: Esse o mximo em prazer e alegria que os seres experimentam, eu no admitiria isso. Por que no? Porque existe um outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime do que aquele prazer. E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

9. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

10. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.[3]

11. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, consciente de que o espao infinito, um bhikkhu entra e permanece na base do espao infinito. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

12. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com a completa superao da base do espao infinito, consciente de que a conscincia infinita, um bhikkhu entra e permanece na base da conscincia infinita. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

13. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com a completa superao da base da conscincia infinita, consciente de que no h nada, um bhikkhu entra e permanece na base do nada. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

14. Se algum dissesse ... E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com a completa superao da base do nada, um bhikkhu entra e permanece na base da nem percepo, nem no percepo. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

15. Se algum dissesse: Esse o mximo em prazer e alegria que os seres experimentam, eu no admitiria isso. Por que no? Porque existe um outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime do que aquele prazer. E qual esse outro tipo de prazer? Aqui, Ananda, com a completa superao da base da nem percepo, nem no percepo, um bhikkhu entra e permanece na cessao da percepo e sensao. Esse aquele outro tipo de prazer mais elevado e mais sublime que o anterior.

16. possvel, Ananda, que os errantes de outras seitas possam dizer isto: O contemplativo Gotama fala da cessao da percepo e sensao e descreve isso como prazer. O que isso e como isso? Aos errantes de outras seitas que falam isso deveria ser dito: Amigos. O Abenoado descreve o prazer no se referindo s sensao prazerosa, mais do que isso, amigos, o Tathagata descreve como prazer todo tipo de prazer onde quer e em qualquer forma que ele seja encontrado. [4]

Isso foi o que disse o Abenoado. O venervel Ananda ficou satisfeito e contente com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] Pancakanga, o carpinteiro do Rei Pasenadi de Kosala, era um discpulo devoto do Buda. Ele reaparece no MN 78 e MN 127. [Retorna]

[2] Os dois tipos de sensaes so sensaes no corpo e sensaes na mente, ou, (de forma menos comum) os dois tipos mencionados por Pancakanga no verso 3. Os trs tipos so os trs mencionados por Udayin no verso 3. Os cinco tipos so as faculdades do prazer (corporal), alegria (mental), dor (corporal), tristeza (mental) e equanimidade. Os seis tipos so as sensaes que nascem partir das seis faculdades dos sentidos. Os dezoito tipos so os dezoito tipos de examinao mental investigando os seis objetos dos sentidos que podem produzir a alegria, produzir a tristeza e produzir a equanimidade (veja MN 137.8). Os trinta e seis tipos so os trinta e seis estados (ou posies) dos seres os seis tipos de alegria, tristeza e equanimidade cada um baseado ou na vida em famlia ou na renncia (veja MN 137.9-15). Os cento e oito tipos so os trinta e seis mencionados a pouco considerados em referncia ao passado, presente e futuro. Veja tambm o SN XXXVI.22 [Retorna]

[3] MA indica que ao dizer que a sensao nem dolorosa, nem prazerosa do quarto jhana um tipo de prazer, o Buda de forma implcita endossa a idia apresentada por Pancakanga.[Retorna]

[4] MA: Ambos o prazer sentido e o prazer no sentido so encontrados (sendo este ltimo o prazer que faz parte da realizao da cessao). O Tathagata descreve ambos como prazer no sentido de que eles no possuem sofrimento, (niddukkhabhava).[Retorna]

 

 

Revisado: 18 Novembro 2006

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