Samyutta Nikaya LV.39

Kaligodha Sutta

Kaligodha

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em certa ocasião, o Abençoado estava entre os Sakyas em Kapilavatthu, no Parque de Nigrodha. Então ao amanhecer o Abençoado se vestiu e tomando a tigela e o manto externo foi até a residência da senhora Sakya Kaligodha sentando num assento que havia sido preparado. Então, a senhora Sakya Kaligodha foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e o Abençoado então lhe disse:

“Godha, uma nobre discípula que possui quatro coisas entrou na correnteza, não mais destinada aos mundos inferiores, com o destino fixo, ela tem a iluminação como destino. Quais quatro?

"Aqui, Godha, uma nobre discípula possui perfeita claridade, serenidade e confiança no Buda assim: ‘O Abençoado é um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um líder insuperável de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime.’

"Ela possui perfeita claridade, serenidade e confiança no Dhamma assim: ‘O Dhamma é bem proclamado pelo Abençoado, visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos.’

"Ela possui perfeita claridade, serenidade e confiança na Sangha assim: ‘A Sangha dos discípulos do Abençoado pratica o bom caminho, pratica o caminho reto, pratica o caminho verdadeiro, pratica o caminho adequado, isto é, os quatro pares de pessoas, os oito tipos de indivíduos; esta Sangha dos discípulos do Abençoado é merecedora de dádivas, merecedora de hospitalidade, merecedora de oferendas, merecedora de saudações com reverência, um campo inigualável de mérito para o mundo.’

"Ela permanece em casa com uma mente desprovida da mácula da avareza, espontaneamente generosa, mão aberta, que se delicia com a renúncia, devotada à caridade, deliciando-se em dar e compartir.

“Uma nobre discípula, Godha, que possui essas quatro coisas entrou na correnteza, não mais destinada aos mundos inferiores, com o destino fixo, ela tem a iluminação como destino.”

“Venerável senhor, quanto a esses quatro fatores daquele que entrou na correnteza, que foram ensinados pelo Abençoado, essas coisas existem em mim e eu vivo em conformidade com essas coisas. Pois, venerável senhor, eu tenho perfeita claridade, serenidade e confiança no Buda ... no Dhamma ... na Sangha. Além disso, qualquer coisa que minha família tenha, que seja adequado para dar, tudo isso eu comparto sem reservas entre aqueles que são virtuosos e de bom caráter.”

“É um ganho para você, Godha! Muito bem ganho por você, Godha! Você declarou o fruto daquele que entra na correnteza.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Setembro 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.