Samyutta Nikaya LV.8

Gijakavasatha Sutta

A Casa de Tijolos

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Assim ouvi.[A] Em certa ocasio, o Abenoado estava em Natika na Casa de Tijolos. Ento, o Venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, o bhikkhu chamado Salha morreu. Qual o seu destino, qual o seu futuro percurso? A bhikkhuni chamada Nanda morreu. Qual o seu destino, qual o seu futuro percurso? O discpulo leigo chamada Sudatta morreu. Qual o seu destino, qual o seu futuro percurso? O discpulo leigo chamado Sujata morreu. Qual o seu destino, qual o seu futuro percurso?

Ananda, o bhikkhu Salha que morreu, com a eliminao das impurezas mentais permaneceu num estado livre de impurezas com a libertao da mente e a libertao atravs da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para si mesmo no aqui e agora. A bhikkhuni Nanda que morreu, com a destruio dos primeiros cinco grilhes, reapareceu espontaneamente [nas Moradas Puras] e l ir realizar o parinibbana sem nunca mais retornar daquele mundo. O discpulo leigo Sudatta que morreu, com a destruio de trs grilhes e com a atenuao da cobia, raiva e deluso se tornou um que retorna uma vez, retornando uma vez a este mundo para dar um fim ao sofrimento. [1] O discpulo leigo Sujata, com a destruio de trs grilhes, se tornou uma que entrou na correnteza, no mais destinada aos mundos inferiores, com o destino fixo, ela tem a iluminao como destino.

No surpreendente, Ananda, que um ser humano morra. Mas se cada vez que algum morrer voc vier me perguntar, isso criaria problemas para o Tathagata. Portanto, Ananda, eu ensinarei para voc uma exposio do Dhamma chamada o espelho do Dhamma, atravs do qual um nobre discpulo, se ele assim desejar, poder por si prprio declarar de si mesmo: Eu sou um daqueles que deu fim ao inferno, fim ao reino animal, fim ao reino dos fantasmas, fim aos planos de misria, fim aos destinos ruins, fim aos mundos inferiores. Eu entrei na correnteza, no mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, tenho a iluminao como destino.

E qual, Ananda, essa exposio do Dhamma, um espelho do Dhamma, atravs do qual um nobre discpulo, se ele assim desejar, poder por si prprio declarar isso de si mesmo? Aqui, Ananda, o nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Buda assim: O Abenoado ... mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Dhamma ... na Sangha ... Ele possui as virtudes apreciadas pelos nobres intactas ... que conduzem concentrao.[2]

Essa, Ananda, a exposio do Dhamma, um espelho do Dhamma, atravs do qual um nobre discpulo, se ele assim desejar, poder por si prprio declarar de si mesmo: Eu sou um daqueles que deu fim ao inferno, fim ao reino animal, fim ao reino dos fantasmas, fim aos planos de misria, fim aos destinos ruins, fim aos mundos inferiores. Eu entrei na correnteza, no mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, tenho a iluminao como destino.

 


 

Notas:

[A] Este sutta tambm aparece no DN 16.2.5. [Retorna]

[1] A atenuao da cobia, raiva e deluso deve ser compreendida de duas formas: surgindo com menos freqncia e desprovida de fora obsessiva. Este mundo o reino da esfera sensual. [Retorna]

[2] Igual ao SN LV.1. [Retorna]

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Revisado: 5 Setembro 2013

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