Samyutta Nikaya XXII.44

Patipada Sutta

O Caminho

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Em Savathi. Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o caminho que conduz origem da identidade e o caminho que conduz cessao da identidade. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E qual, bhikkhus, o caminho que conduz origem da identidade? Aqui, bhikkhus, a pessoa comum sem instruo, que no respeita os nobres, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, que no respeita os homens verdadeiros, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, considera que a forma o eu, considera o eu como possudo de forma material, considera a forma material como estando no eu, considera o eu como estando na forma material, considera que a sensao o eu ... considera que a percepo o eu ... considera que as formaes volitivas so o eu ... considera que a conscincia o eu, considera o eu como possudo de conscincia, considera a conscincia como estando no eu, conscincia o eu como estando na conscincia. Isso, bhikkhus, chamado o caminho que conduz origem do sofrimento. Quando dito, O caminho que conduz origem da identidade, o significado neste caso : um modo de considerar as coisas, que conduz origem do sofrimento.

E qual, bhikkhus, o caminho que conduz cessao da identidade? Aqui, bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo, que respeita os nobres, que proficiente e treinado no Dhamma deles, que respeita os homens verdadeiros, que proficiente e treinado no Dhamma deles, no considera que a forma o eu, no considera o eu como possudo de forma material, no considera a forma material como estando no eu, no considera o eu como estando na forma material, no considera que a sensao o eu ... no considera que a percepo o eu ... no considera que as formaes volitivas so o eu ... no considera que a conscincia o eu, no considera o eu como possudo de conscincia, no considera a conscincia como estando no eu, no considera o eu como estando na conscincia. Isso, bhikkhus, chamado o caminho que conduz cessao do sofrimento. Quando dito, O caminho que conduz cessao da identidade, o significado neste caso : um modo de considerar as coisas, que conduz cessao do sofrimento.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Novembro 2006

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