Sutta Nipata I.5
Cunda Sutta
Cunda
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Cunda o ferreiro:
“Eu pergunto ao Buda com
abundante sabedoria,
senhor do Dhamma,
livre do desejo,
o mais nobre
entre os seres humanos,
o mais nobre
entre os nobres instrutores:
“Quantos tipos de
contemplativos
há no mundo?
Por favor me diga.”
O Buda:
“Há quatro tipos de
contemplativos, Cunda. Não há um quinto.
visto que você me perguntou,
eu explicarei cada um:
aquele que conquistou o
caminho,
aquele que explica o
caminho,
aquele que vive de acordo
com o caminho,
e aquele que corrompe o
caminho.”
Cunda:
“Quem o Iluminado
chama aquele que conquistou o
caminho,
e aquele que explica o
caminho?
Diga-me quem vive de acordo
com o caminho,
e explique-me quem corrompe o
caminho.”
O Buda:
“Aquele que superou a dúvida,
livre do sofrimento,
desfrutando nibbana,
desapegado,
mestre de devas e humanos:
alguém assim,
os Budas dizem ser,
aquele que conquistou
o caminho.
Quem aqui sabe que nibbana é o
estado mais nobre
e explica e expõem o Dhamma;
esse sábio que destruiu a
dúvida, livre do desejo:
esse segundo tipo de
contemplativo
é chamado
aquele que explica
o caminho.
Aquele que controla a si
mesmo com atenção plena,
pratica o caminho de acordo
com os princípios do Dhamma;
que pratica os princípios
corretos:
esse terceiro tipo de
contemplativo
é chamado
aquele que pratica
o caminho.
Aquele que disfarçado
veste os mantos daqueles que
praticam corretamente,
vai em busca de ganhos
pessoais, um corruptor de famílias, [1] impudente,
enganador, descontrolado,
fofoqueiro e evasivo,
pretendendo ser de fato um
contemplativo:
ele é aquele que
corrompe o caminho.
Qualquer chefe de família
-- um discípulo sábio
daqueles que são nobres --
tendo compreendido
esses quatro tipos
e sabendo que ‘nem todos são iguais,’
vendo isso, a sua convicção
não é abalada.
Pois como poderiam o corrupto
e o
incorrupto,
o impuro e o puro,
serem considerados
como iguais?”
Notas:
[1] Um corruptor de famílias é um monge que conquista a afeição das
famílias realizando serviços que não são apropriados que um monge faça e assim
desviando a fé delas com relação àqueles que vivem de acordo com o Dhamma e o Vinaya. [Retorna]
Revisado: 13 Maio 2006
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