Sutta Nipata I.6
Parabhava Sutta
Ruína
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Assim ouvi.
Em certa ocasião o Abençoado estava em
Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Então, quando a noite
estava bem avançada, uma certa devata com belíssima aparência que iluminou todo
o Bosque de Jeta, se aproximou do Abençoado. Ao se aproximar ela homenageou o
Abençoado e ficando em pé a um lado a devata disse:
“Nós lhe
perguntamos Gotama, sobre o declínio do homem. Qual é a causa para a ruína?”
O Buda:
“É fácil de
distinguir aquele que progride, fácil de distinguir aquele que declina. Aquele
que ama o Dhamma progride; aquele que é adverso ao Dhamma, declina.”
A devata:
“Nós
entendemos isso tal como foi explicado; essa é a primeira causa para a ruína.
Diga, Abençoado, qual é a segunda causa para a ruína?” [1]
“Os
depravados são amados por ele, ele não gosta dos virtuosos; ele aprova os ensinamentos
dos depravados – essa é uma causa para a sua ruína.
“Ele gosta
de dormir, aprecia as companhias, indolente, preguiçoso e irritadiço – essa é
uma causa para a sua ruína.
“Embora
sendo opulento, ele não sustenta pai e mãe que são idosos e deixaram para trás
o vigor da juventude – essa é uma causa para a sua ruína.
“Ele engana
com a mentira um brâmane ou contemplativo ou qualquer outro mendicante – essa é
uma causa para a sua ruína.
“Ele tem
muita riqueza, muito ouro e comida, mas desfruta disso tudo sozinho – essa é
uma causa para a sua ruína.
“Ele tem
orgulho do seu nascimento, da sua riqueza ou seu clã, e despreza os próprios
parentes – essa é uma causa para a sua ruína.
“Ele é um
devasso, um bêbado, um jogador, que desperdiça tudo que ganha – essa é uma
causa para a sua ruína.
“Ele não
está satisfeito com as esposas que tem, [2] e
ele é visto entre prostitutas e as mulheres dos outros – essa é uma causa para
a sua ruína.
“Tendo
deixado para trás a juventude, ele toma como esposa uma jovem adolescente e é
incapaz de dormir devido ao ciúme – essa é uma causa para a sua ruína.
“Ele coloca
numa posição de autoridade uma mulher que tem o hábito da bebida e do
desperdício, um homem com comportamento semelhante – essa é uma causa para a
sua ruína.
“Ele nasce
um nobre, com muita ambição mas parcos recursos, e ambiciona governar – essa é
uma causa para a sua ruína.
“Compreendendo
bem essas causas para a ruína no mundo, o nobre sábio dotado com o insight,
desfruta da bem-aventurança.
Notas:
[1] Esta linha é repetida depois de cada estrofe a seguir com a
respectiva numeração. [Retorna]
[2] Ao que parece na época do Buda, na sociedade Indiana, um homem poderia
legalmente ter mais de uma esposa se ele pudesse sustentá-las. Os reis tinham
harém. [Retorna]
Nota de
Thanissaro Bhikkhu: Enquanto que o Mangala Sutta
trata do modo de vida que conduz ao progresso e a felicidade, o Parabhava Sutta
o complementa indicando as causas para a ruína. Aquele que permite ser maculado
por essas impurezas de conduta bloqueia o seu próprio caminho para o progresso
moral e espiritual e diminui tudo aquilo que é verdadeiramente nobre e humano
no homem. Mas aquele que está atento a esses perigos mantém aberto o caminho
para todas as trinta e oito bênçãos que a natureza humana é capaz.
Revisado: 13 Maio 2006
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