Sutta Nipata V.2
Tissa-metteyya-manava-puccha
As Perguntas de Tissa-metteyya
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Venerável Tissa-metteyya:
“Quem aqui no mundo está
satisfeito?
Há alguém que não esteja cheio
de agitações?
Há algum pensador que compreende
ambos lados sem ficar preso no meio?
Quem você diria merece o
título de um grande homem?”
O Buda:
“Há uma pessoa que não está cheia de agitações.
É o bhikkhu cujas ações, no mundo da sensualidade, são puras e benéficas. Ele
não possui a sede do desejo, sempre com atenção plena e através da compreensão
das coisas, está libertado.
"Tendo compreendido ambos lados,
o sábio não fica preso no meio.
Ele é um grande homem:
aquele que superou o pregador.”
Notas:
O AN VI.61
relata uma discussão entre vários bhikkhus seniores sobre o significado neste
sutta de “ambos lados” e “no meio.” Seis bhikkhus manifestam as seguintes
opiniões distintas:
- Contato é o
primeiro lado, a origem do contato o segundo lado e a cessação do contato está
no meio.
- O passado é
o primeiro lado, o futuro o segundo lado e o presente está no meio
- A sensação
prazerosa é o primeiro lado, a sensação dolorosa o segundo lado e a sensação
nem prazerosa, nem dolorosa está no meio.
- Mentalidade (nome)
é o primeiro lado, materialidade (forma) o segundo lado e a consciência está no meio.
- As seis
bases externas é o primeiro lado, as seis bases internas o segundo lado e a
consciência está no meio.
- A
identidade é o primeiro lado, a origem da identidade o segundo lado e a cessação
da identidade está no meio.
O assunto
foi levado até o Buda, que afirma serem as seis interpretações corretas, mas a
interpretação que ele tinha em mente ao responder à pergunta era a primeira.
O sutta descreve o "pregador" como o desejo "pois o desejo prega à produção deste ou daquele estado de ser/existir."
Revisado: 13 Maio 2006
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