Sutta Nipata V.7
Nanda-manava-puccha
As Perguntas de Nanda
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Venerável Nanda:
Dizem que no mundo
há sábios
-- porque
alguém é chamado um sábio?
Por ter conhecimento
ou possuir um certo estilo de vida?
O Buda:
Para os expertos a palavra ‘sábio’ não tem nada que ver com
as idéias,
aprendizado,
ou conhecimento.
Para mim, Nanda, um sábio é aquele que
é pacífico,
vive afastado,
sem a fome ou o tremor dos
desejos.
Nanda:
Todos contemplativos e brâmanes
Falam sobre o caminho para a
purificação.
Alguns falam que a
purificação provém das idéias e aprendizado,
Outros falam que a purificação
provém da virtude e dos rituais religiosos,
Outros descrevem a
purificação de diversos modos.
Esses homens, vivendo neste mundo, que ensinam essas coisas, eles
superaram o nascimento e o envelhecimento?
O Buda:
Todos contemplativos e brâmanes
Falam sobre o caminho para a
purificação.
Alguns falam que a
purificação provém das idéias e aprendizado,
Outros falam que a purificação
provém da virtude e dos rituais religiosos,
Outros descrevem a purificação de diversos
modos.
Esses homens, vivendo neste mundo, que ensinam essas coisas, eles,
eu lhe digo, não superaram o nascimento e o envelhecimento.
Nanda:
Todos contemplativos e brâmanes
Falam sobre o caminho para a
purificação.
Alguns falam que a
purificação provém das idéias e aprendizado,
Outros falam que a purificação
provém da virtude e dos rituais religiosos,
Outros descrevem a
purificação de diversos modos.
Se, sábio, como você diz, eles não cruzaram a torrente,
então quem no mundo com os seus devas e humanos
superou o nascimento e o envelhecimento?
O Buda:
Eu não digo que todos os contemplativos e brâmanes
estão envoltos pelo nascimento e envelhecimento.
Aqueles que abandonaram
aquilo que é visto, ouvido e
sentido,
virtude e rituais
e muitos outros modos,
que, compreendendo o desejo,
estão livres das impurezas:
eles são aqueles, eu lhe digo,
que cruzaram a torrente.
Nanda:
Eu me alegro, Gotama, com as palavras do Grande Sábio,
bem expostas, sem aquisições.
Aqueles aqui que abandonaram
aquilo que é visto, ouvido e
sentido,
virtude e rituais
e muitos outros modos,
que, compreendendo o desejo,
estão livres das impurezas:
Eu, também, digo que eles cruzaram a torrente.
Revisado: 13 Maio 2006
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