Sutta Nipata IV.3

Dutthatthaka Sutta

Corrompido

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Algumas pessoas falam
           com segundas intenes,
outras
falam
           com
a convico de que esto certas.
Mas um sbio no participa
de uma disputa que tenha surgido.
Por conseguinte ele est livre
           de
qualquer obstruo.

Agora, como pode algum
           impelido pelo desejo,
           guiado pelas suas inclinaes,
           entricheirado nas suas preferncias,
           abandonar as idias s quais se apega?
Elaborando as suas prprias concluses,
ele disputa de acordo com aquilo que conhece.

Algum que se vanglorie, sem ser perguntado,
das suas prticas, virtudes,
dizem os mestres,
ser algum ignbil.

Mas um bhikkhu em paz,
           totalmente livre,
que no se vangloria das suas virtudes, declarando
            - assim como sou -
dizem os mestres,
ser algum nobre.
           Ele no tem arrogncia
           com relao ao mundo.

Aquele cujas idias so
fabricadas, condicionadas, altamente apreciadas,
mas que no so puras,
idias nas quais ele percebe o ganho pessoal,
ir experimentar uma paz que instvel.

difcil superar idias pr concebidas
que so formuladas ao julgar outras doutrinas.
Por isso, em vista dessas mesmas idias,
Ao aceitar uma ele rejeita as outras.

Agora, aquele que purificado [1]
           no tem idias pr concebidas
sobre o devir
           ou no -
           em qualquer lugar.
Tendo abandonado a presuno [2] e a deluso,
de que modo ele se estabeleceria? [3]
           Ele no se estabelece.

Aquele que tem apego
           se mete em disputas.
Mas como em conexo com que -
pode alguem desapegado
ser caracterizado?
           Ele no tem nada
apegado ou rejeitado,
ele abandonou todas idias
           exatamente
aqui - todas sem exceo.

 


 

Notas:

1. Nd.I: Atravs da sabedoria. [Retorna]

2. Nd.I: a palavra presuno pode ser entendida de vrias formas, sendo que a mais completa uma lista com nove tipos de presuno: (1) considerar as pessoas melhores que si mesmo como: piores que si mesmo, iguais a si mesmo, ou melhores que si mesmo; (2) considerar as pessoas em p de igualdade com si mesmo como: piores que si mesmo, iguais a si mesmo, ou melhores que si mesmo; (3) considerar as pessoas piores que si mesmo como: piores que si mesmo, iguais a si mesmo, ou melhores que si mesmo. Em outras palavras, se a idia verdadeira ou no no o ponto em questo mas sim a tendncia de comparar a si mesmo com os outros. [Retorna]

3. Nd.I: De que modo ele se estabeleceria para um destino em algum estado de existncia. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Outubro 2006

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