Sutta Nipata IV.3
Dutthatthaka Sutta
Corrompido
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Algumas pessoas falam
com
segundas intenções,
outras falam
com
a convicção de que estão certas.
Mas um sábio não participa
de uma disputa que tenha surgido.
Por conseguinte ele está livre
de
qualquer obstrução.
Agora, como pode alguém
impelido
pelo desejo,
guiado
pelas suas inclinações,
entricheirado
nas suas preferências,
abandonar
as idéias às quais se apega?
Elaborando as suas próprias conclusões,
ele disputa de acordo com aquilo que conhece.
Alguém que se vanglorie, sem ser perguntado,
das suas práticas, virtudes,
dizem os mestres,
ser alguém ignóbil.
Mas um bhikkhu em paz,
totalmente
livre,
que não se vangloria das suas virtudes, declarando
- “assim é como sou” -
dizem os mestres,
ser alguém nobre.
Ele não tem arrogância
com
relação ao mundo.
Aquele cujas idéias são
fabricadas, condicionadas, altamente apreciadas,
mas que não são puras,
idéias nas quais ele percebe o ganho pessoal,
irá experimentar uma paz que é instável.
É difícil superar idéias pré concebidas
que são formuladas ao julgar outras doutrinas.
Por isso, em vista dessas mesmas idéias,
Ao aceitar uma ele rejeita as outras.
Agora, aquele que é purificado [1]
não tem idéias pré concebidas
sobre o devir
ou
não -
em
qualquer lugar.
Tendo abandonado a presunção [2] e a delusão,
de que modo ele se estabeleceria? [3]
Ele
não se estabelece.
Aquele que tem apego
se
mete em disputas.
Mas como – em conexão com que -
pode alguem desapegado
ser caracterizado?
Ele não tem nada
apegado ou rejeitado,
ele abandonou todas idéias
exatamente
aqui - todas sem exceção.
Notas:
1. Nd.I: Através da sabedoria. [Retorna]
2. Nd.I: a palavra “presunção” pode ser
entendida de várias formas, sendo que a mais completa é uma lista com nove
tipos de presunção: (1) considerar as pessoas melhores que si mesmo como: piores que
si mesmo, iguais a si mesmo, ou melhores que si mesmo; (2) considerar as pessoas em
pé de igualdade com si mesmo como: piores que si mesmo, iguais a si mesmo, ou
melhores que si mesmo; (3) considerar as pessoas piores que si mesmo como: piores
que si mesmo, iguais a si mesmo, ou melhores que si mesmo. Em outras palavras,
se a idéia é verdadeira ou não não é o ponto em questão mas
sim a tendência de comparar a si mesmo com os outros. [Retorna]
3. Nd.I: “De que modo ele se estabeleceria”
para um destino em algum estado de existência. [Retorna]
Revisado: 14 Outubro 2006
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